Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/05/2025

ADPERJ: Missa de Ação de Graças celebra o Dia da Defensoria Pública

Fonte: ADPERJ
Estado: RJ
Em clima de espiritualidade, união e renovação de propósito, defensoras e defensores públicos do Estado do Rio de Janeiro participaram, na manhã desta terça-feira (27), da tradicional Missa em Ação de Graças pelo Dia Nacional da Defensoria Pública. A celebração – promovida pela ADPERJ, DPRJ e CAMARJ – ocorreu na Igreja de Santa Teresinha, localizada no Palácio Guanabara, e foi conduzida pelo padre Victor Hugo, da Paróquia Cristo Redentor. O momento reuniu membros da instituição, representantes de entidades parceiras, autoridades públicas e a sociedade civil.
 
A cerimônia foi marcada por mensagens de fé e reflexão sobre a missão da Defensoria Pública, que se dedica diariamente à promoção dos direitos da população em situação de vulnerabilidade. A celebração integrou as atividades do Maio Verde 2025, mês em que a Defensoria é homenageada em todo o país.
 
A presidente da ADPERJ, Juliana Lintz, também participou da cerimônia e reforçou o papel coletivo da categoria diante dos desafios cotidianos. “Nossa missão exige entrega diária, mas é em momentos como este que conseguimos renovar nossas energias e seguir juntos, fortalecidos e determinados a continuar servindo à sociedade com empatia e responsabilidade”, declarou.
 
O Defensor Público-Geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, realizou a Primeira Leitura da cerimônia — um trecho dos Atos dos Apóstolos — e, em sua fala, destacou a importância de momentos de introspecção e gratidão. “Aproveitamos essa celebração para refletir sobre nossas obrigações, para além das rotinas diárias. É uma chance de agradecer e renovar nosso compromisso com a população”, afirmou Paulo Vinícius.
 
Em sua homilia, o padre Victor Hugo emocionou os presentes ao lembrar que o Espírito Santo — também chamado de Defensor — inspira a sabedoria e a coragem necessárias para o exercício justo da missão institucional. “Jesus foi o primeiro Defensor Público”, afirmou o padre, destacando a dimensão espiritual da atuação da Defensoria e a importância de recarregar as baterias internas para lidar com a natureza árdua e exigente do trabalho.
 
A parte musical da cerimônia teve apresentações especiais da cantora Joanna, que encantou os presentes com sua voz, e contou ainda com a presença do deputado estadual Fred Pacheco e do vereador Diego Faro, que prestigiaram o evento. A advogada Marinete da Silva, mãe da vereadora Marielle Franco, também esteve presente e destacou a importância da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos e da dignidade. O Secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira, também marcou presença.
 
A presidente da CAMARJ, Lina Vilalva, também acompanhou a celebração. “A Defensoria Pública será o que plantarmos. Precisamos estar unidos em torno dos nossos ideais e compromissos com a justiça social”, reforçou Juliana Lintz em sua mensagem final.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)