Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/05/2025

ANADEP, ADEP-BA e DPE-BA lançam campanha “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, em Salvador, com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF/BA

Nos dias 12 e 13 de maio, Salvador será palco do lançamento da campanha nacional “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) e a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA).

A iniciativa tem como principal objetivo evidenciar o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça para comunidades vulnerabilizadas, que enfrentam com maior intensidade os efeitos da crise climática, como secas, enchentes, incêndios e o aumento das temperaturas.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 12 (segunda-feira), no Novotel Salvador Rio Vermelho, a partir das 14h. A programação incluirá palestras e rodas de conversa com a participação de defensoras e defensores públicos, lideranças da sociedade civil, imprensa, parlamentares e representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

Entre os destaques, está o debate com o deputado federal Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDMHI); Sheila de Carvalho, secretária nacional de Acesso à Justiça (SAJU/MJ); Maura Cristina, ativista do Movimento Sem Teto da Bahia; e Kâhu Pataxó, presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat).

Na sequência, será realizada a palestra magna “O papel da Defensoria Pública e da mídia na defesa do meio ambiente”, com participação da jornalista Priscilla Moraes; da subdefensora pública-geral da Defensoria Pública da Bahia, Mônica Soares; e do advogado e secretario executivo de segurança cidadã do Recife, Paulo Moraes.
 
Priscilla abordará sua experiência na produção da série especial exibida pela GloboNews, “A Expedição Amazonas”, que percorreu o Rio Negro durante 12 dias e registrou os impactos de uma das maiores secas da história recente da região. Já Mônica Soares tratará da atuação pioneira da Defensoria Pública na escuta e mapeamento de áreas desertificadas no norte da Bahia — onde, pela primeira vez, foi identificada uma região com clima árido no Brasil, abrangendo os municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas.
 
Já Paulo Moraes, que está à frente do chamado COMPAZ (Centros Comunitários da Paz) que tem uma abordagem mais inclusiva e focada nos direitos humanos da população. 
 

Mutirão de atendimento

No dia 13, a programação seguirá no município de Entre Rios, com a realização de um mutirão de atendimentos na Aldeia Multiétnica Pawi Crody Kariri-Xocó, com o apoio da Defensoria Pública da Bahia. A atividade contará com a participação da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

Originários de Alagoas, os Kariri-Xocó resultam da fusão de diversos grupos indígenas. Há pouco mais de 50 anos, migraram para o norte da Bahia em busca de melhores condições de vida, fugindo da seca e da escassez de terras em Porto Real do Colégio (AL).

Além dos atendimentos jurídicos individuais, a visita à aldeia visa identificar e acompanhar de perto as principais demandas coletivas da comunidade, como acesso à saúde, educação de qualidade para crianças e jovens, coleta adequada de resíduos sólidos e valorização da cultura tradicional.

A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, ressalta que a campanha será uma ferramenta essencial para dar visibilidade à atuação da Defensoria Pública diante de governos, parlamentares, ministros, sociedade civil e organismos internacionais. “A presença direta de defensoras e defensores nos territórios, em contato com as comunidades, permite uma atuação diferenciada no sistema de justiça. Isso possibilita uma colaboração efetiva na formulação de políticas públicas”, afirma.

Bethânia Ferreira, presidenta da ADEP-BA, destaca que a escolha da Bahia como sede do lançamento não foi por acaso. “O estado abriga um grande número de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, além de apresentar uma rica diversidade de biomas. A justiça social também passa pela garantia do território, fundamental para a preservação do modo de vida, da cultura e da relação dessas comunidades com a terra”, pontua.

CLIQUE AQUI
E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Saiba mais em: www.anadep.org.br/justicaclimatica

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)