Em celebração ao Maio Verde - mês da Defensoria Pública, defensoras e defensores públicos que atuam no território goiano participaram de um almoço realizado pelo governo estadual no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira (07/05). A homenagem foi feita pelo governador Ronaldo Caiado e também pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, em razão da atuação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) à população em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, Gracinha recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública de Goiás.
Nacionalmente, o mês de maio é dedicado a pautas relacionadas às atividades da Defensoria Pública e por isso faz alusão à cor oficial da Instituição: o verde. Neste ano, a DPE-GO completa 14 anos, com a missão de promover os direitos humanos e prestar assistência jurídica integral e gratuita à toda população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, além de atuar na resolução de conflito de forma extrajudicial em demandas que afetam as assistidas e os assistidos.
Durante a homenagem, o defensor público-geral Tiago Gregório Fernandes relembrou de serviços prestados pela Defensoria Pública e destacou a parceria com o governo do Estado para que a Instituição possa chegar cada vez mais próximo de quem precisa.
O governador, por sua vez, pontuou a importância do serviço social para os goianos, principalmente no que se trata de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e também no que se refere ao acesso à Educação. A primeira-dama ressaltou os serviços realizados pelo Goiás Social, no qual a Defensoria Pública está sempre presente para prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas.