A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Diretoria Cível, está integrando o mutirão Conciliar para Iluminar, iniciado nesta segunda-feira (05) pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) com a finalidade de viabilizar a celeridade no julgamento dos processos judiciais relacionados ao direito do consumidor nos quais a Equatorial Piauí figura como parte demandante e/ou demandada. O Mutirão acontece até a próxima sexta-feira (09).
O Mutirão acontece por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania I – CEJUSC I, em Teresina, e compreende a realização de audiências presenciais de conciliação e mediação, sempre buscando a composição amigável de litígios envolvendo a Equatorial.
A juíza Maria Zilnar Coutinho, coordenadora do CEJUSC I, destacou a importância da iniciativa. “A crescente demanda por serviços de energia elétrica no Estado do Piauí exige uma resposta ágil e eficiente do Poder Judiciário, que assegure a proteção dos direitos dos consumidores e a efetivação de uma Justiça célere e eficiente”, afirmou.
O diretor Cível da Defensoria Pública, Marcelo Moita Pierot destaca a participação da Defensoria no Mutirão. “A Defensoria Pública tem como prioridade Constitucional promover a conciliação e a resolução extrajudicial de conflitos e os Mutirões com a equatorial já estão na programação da instituição levando não apenas a resolução de processos em curso mas melhor qualidade de vida aos usuários do sistema que passam a ter seus débitos solucionadas e passam a usufruir de todos os benefícios dessa quitação, tendo um resultado satisfatório para todos os envolvidos.”