Promovendo acesso à justiça e cidadania em todos os cantos, a Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), iniciou a programação do Maio Verde, às margens do Rio Juruá, na acolhedora cidade de Porto Walter. O município do interior do Acre, com cerca de 10.735 mil habitantes, foi beneficiado com a 38º edição ampliada do programa Defensoria Itinerante.
O evento realizado, simultaneamente, na Escola Estadual Borges de Aquino, na Unidade Básica de Saúde Estephan Barbary e na Secretaria Municipal de Assistência Social, neste sábado, 3 de maio, contou com apoio da Prefeitura e diversos parceiros para a oferta de 1.297 atendimentos à comunidade.
A ação que marca o início das atividades do Maio Verde, em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, da Defensora e do Defensor Público, comemorado anualmente no dia 19 de maio, mobilizou 80 servidores, colaboradores e voluntários envolvidos no evento.
A manhã de sábado chuvosa, não impediu a dona de casa, Rocilda dos Santos de buscar atendimento da Defensoria Pública. “Eu vim aqui hoje diretamente procurar à Defensoria para resolver a minha situação, não poderia perder esse atendimento, faz tempo que busco ajuda para regularizar uma terrinha que eu tenho. Já fui atendida pelo defensor, agora vou juntar toda documentação que é preciso”, contou a assistida da DPE/AC.
Além de assistência jurídica integral e gratuita, com atendimento nas áreas cível e criminal, consulta processual e orientações, também foram ofertados atendimento social, atendimentos eleitorais como emissão de certidões, regularização, alistamento, atualização cadastral e transferências, atendimento médico com clínico geral, ginecologista e pediatra, atendimento odontológico, testes rápidos e vacinação.
Maria Francisca, moradora do bairro Portelinha, aproveitou o atendimento médico ginecológico acompanhada da mãe, Marieta Barreto, de 71 anos. “É sempre bom ter esses eventos pra nós, pelo menos não fazemos despesas para ir até Cruzeiro do Sul, fui muito bem atendida, agradeço a oportunidade e a todos vocês por virem até aqui”, disse.
Também foram disponibilizados para população Porto Waltense, emissão de documentos de CPF, certidão de nascimento e casamento, orientações sobre assentamentos e linhas de crédito com a equipe do Incra, palestra, serviços de designer de sobrancelha e corte de cabelo, além do atendimento de renegociação de dívidas com a Energisa, cadastramento para troca de lâmpadas e três geladeiras, que foram entregues aos sorteados no final da ação, entre outros atendimentos ofertados que visam garantir o acesso à justiça de forma prática e eficiente para todos os cidadãos.
O coordenador de Cidadania, defensor público Celso Araújo, destacou os desafios enfrentados para chegar à comunidade e agradeceu a cada envolvido pela prestação dos serviços. “Chegamos em Porto Walter após quatro horas de viagem de barco pelo Rio Juruá, saindo da cidade vizinha Cruzeiro do Sul, com uma caravana de pessoas comprometidas com a promoção de direitos. São parceiros que não mediram esforços para a realização dessa atividade, por isso agradeço a cada instituição e a cada um que se doou em prol da população de Porto Walter”, frisou.
Parceiros
O programa Defensoria Itinerante, contou com o apoio da Prefeitura de Porto Walter para a realização do evento e a parceria da Receita Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), do Ministério Público do Acre (MPAC), do Sebrae no Acre, da Energisa, do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), da Polícia Militar do Acre (PMAC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).