Promoção de direitos e acesso à cidadania marcaram o atendimento da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), nesta sexta-feira, 25, no Dia da Família na Escola Professor Almada Brito, realizado no bairro Calafate, em Rio Branco.
Por meio do programa Defensoria Itinerante, a equipe da DPE/AC promoveu atendimento jurídico integral e gratuito nas áreas cível e criminal. Na oportunidade, ações de alimentos, guarda, divórcio, retificação de documentos, orientações e consultas processuais foram os serviços mais procurados pelos assistidos.
Também foram ofertados durante a ação, serviços na área social, atendimento médico e oftalmológico, atividades educativas, apresentações culturais, corte de cabelo, sorteio de brinquedos e cestas básicas.
A ação social foi prestigiada pela comunidade, que compareceu em peso ao evento. Moradores de diferentes idades aproveitaram os serviços oferecidos, especialmente, o atendimento jurídico ofertado pela Defensoria Pública.
"Sou deficiente visual e, por isso, tenho dificuldade de ir até a sede da Defensoria. Ter esse atendimento aqui no bairro facilita muito a minha vida e a de outras pessoas que enfrentam limitações parecidas. Estou há três anos tentando resolver uma situação e só agora consegui esse apoio. Sou muito grata por esse serviço estar mais próximo da gente", contou a assistida Maria José, moradora do bairro.
O coordenador de Cidadania, defensor público Celso Araújo, presente na ação, destacou a importância dos atendimentos itinerantes nas comunidades. “Esse trabalho visa levar cidadania e dignidade, fazendo com que nossos defensores públicos e servidores estejam mais próximo da comunidade, levando os serviços da Defensoria a quem mais precisa, em todos os cantos do nosso estado”, frisou.
A equipe de atendimento da DPE/AC foi composta pelas assessoras jurídicas Laura Holanda e Maria Eliene, pelo assessor jurídico Gustavo Massuqueto, com o apoio do servidor Rivelino Castro e da estagiária Samara Amin.