A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), realizou nesta sexta-feira (25), mais uma edição do projeto Educação para as Famílias. A Oficina foi realizada na sala de reuniões do edifício-sede da Defensoria, em Teresina.
O Projeto é direcionado para pessoas que enfrentam a fase de reestruturação familiar pós-ruptura do laço conjugal auxiliando, através da mediação, o casal e demais membros familiares a criarem um espaço de escuta e discussão saudável, propiciando uma melhor adaptação à transição familiar.
Nesta sexta-feira o momento contou com a participação do coordenador do NUSCC, defensor público Gervásio Pimentel Fernandes e das assessoras técnicas do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino e Letícia Castro Magalhães, que abordaram as especificidades do projeto. Durante a Oficina, além das informações repassadas por profissionais capacitadas, foi disponibilizado material informativo contendo orientação para as pessoas participantes.
A assessora Rosângela Alexandrino avalia o momento como positivo. “Mais uma vez tivemos a oportunidade de apresentar para as pessoas participantes uma nova perspectiva de como reestruturar essas famílias mesmo após o processo de ruptura. As informações repassadas permitem que a situação seja avaliada por outra ótica e contribui significativamente para a reorganização das relações entre todos”, destaca.
O defensor público Gervásio Pimentel ressalta que o Projeto tem contribuído para o entendimento da nova formação familiar, reforçando o respeito e compreensão entre as partes afetadas. “As pessoas que participaram podem externar suas demandas, esclarecer dúvidas e esse entendimento tem sido muito salutar no sentido de compreender a transição familiar que vivenciam de forma muito mais tranquila. Nosso objetivo continua sendo o de oportunizar a essas pessoas uma nova perspectiva de como podem, de forma saudável para todos, encarar essa nova etapa de suas vidas”, afirma.