Atendendo a um pedido da comunidade, a Defensoria Pública do Estado do Acre realizou, na manhã desta sexta-feira,25 , uma visita aos moradores do bairro Irineu Serra, em Rio Branco. A ação foi conduzida pelo defensor público Rodrigo Chaves, que atua no atendimento especializado ao consumidor.
Durante a visita, acompanhada também pelo assessor jurídico Antônio Gustavo Silva, foi observada a necessidade de ajustes na oferta de serviços públicos essenciais à população local, como fornecimento de água, energia elétrica e cuidados com a arborização da área. Os moradores relataram riscos provocados por árvores de grande porte em situação precária. Uma delas já caiu e outras apresentam risco iminente de queda, colocando em perigo a segurança das pessoas.
Rodrigo Chaves destacou que os serviços de água, energia e segurança são direitos fundamentais da população e que adotará inicialmente medidas extrajudiciais. "São serviços públicos básicos, cuja ausência compromete diretamente a qualidade de vida dos moradores. Cerca de 20 pessoas vivem atualmente na comunidade visitada e precisam do fornecimento adequado de água, energia e acesso às suas casas", disse.
A atuação da Defensoria Pública reforça o compromisso da instituição com a promoção da dignidade humana e o acesso efetivo a direitos, especialmente em áreas que enfrentam vulnerabilidade social. A visita também teve como objetivo principal compreender de perto as condições de vida da população local, com um olhar sensível e atento às necessidades coletivas daquela região.