Membros da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participaram, nesta quinta-feira (24), do 1º Fórum Municipal de Inclusão e Neurodivergência de Poxoréu (213 km de Cuiabá). Com o objetivo de discutir a implementação e aprimoramento de políticas públicas para pessoas que estão no espectro autista, o evento também apresentou à população todos os direitos dos neurodivergentes.
“Foi de extrema relevância a nossa participação, tendo em vista que a Defensoria Pública de Mato Grosso reconhece a importância de espaços como o 1º Fórum Municipal sobre Inclusão e Neurodivergência de Poxoréu para fortalecer a luta pelos direitos das pessoas autistas. É por meio do esclarecimento dos direitos, do acesso à informação e da articulação com a sociedade que conseguimos promover uma inclusão real, garantindo dignidade, respeito e cidadania a todos”, afirmou a defensora pública Cleide Regina, que foi uma das palestrantes do evento com o tema “Direito das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
Ao lado de Cleide, também participaram as palestrantes Patrícia Eleutério (promotora de Justiça); Michelle Casali (terapeuta ocupacional); e Tessaline Luciana (promotora de Justiça).
O evento contou com o apoio de toda a rede de proteção de direito das crianças de Poxoréu; Núcleo da Defensoria Pública de Poxoréu, representada pelo defensor Marcelo De Nardi; Poder Executivo e Legislativo municipal; Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Poxoréu; Ministério Público de Mato Grosso; Secretaria de Assistência Social e de Saúde; Associação da Pessoa Com Deficiência de Poxoréu e Região; e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento faz parte do calendário nacional do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.