A partir desta sexta-feira, 25, o canal telefônico de atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o Disque 129, passa a operar em novo horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Com a ampliação de duas horas no funcionamento, a instituição ficará disponível por 12 horas para o seu público, fortalecendo seu compromisso com a inovação, o desenvolvimento institucional e a melhoria contínua dos seus serviços.
Na última segunda-feira, 14, foi realizada uma reunião na sede da instituição para discutir estratégias de ampliação e integração das portas de acesso. A ampliação do horário do Disque 129 surge como uma das primeiras ações concretas resultantes dessas discussões, com o objetivo de absorver melhor a demanda crescente — que, segundo a empresa prestadora do serviço, chega a até 30 mil ligações mensais.
Pensada como uma resposta ao alto volume de chamadas, a medida busca reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais eficiente à população. “Estamos cumprindo com o compromisso da nossa gestão com a eficiência e a qualidade na oferta dos nossos serviços. Nosso foco é oferecer o melhor para os cidadãos e cidadãs que precisam da Defensoria”, afirma a defensora pública e coordenadora executiva da Capital, Laíssa Rocha.
Com horários mais amplos, pessoas que não conseguem entrar em contato durante o expediente comercial tradicional agora terão mais flexibilidade para acessar o serviço. Essa mudança representa um avanço na ampliação das portas de entrada e integra um conjunto de melhorias tecnológicas que visam tornar os serviços da Defensoria ainda mais acessíveis.
Como funciona o Disque 129?
Criado em 2010, o Disque 129 se consolidou como uma ferramenta ágil para garantir o primeiro contato com a Defensoria. Por meio de uma ligação, a população pode obter informações e esclarecimentos sem precisar, inicialmente, de um atendimento presencial.
O atendimento começa com uma triagem para identificar a natureza da demanda e a área responsável. Em seguida, um servidor especializado entra em contato direto com a pessoa usuária. Caso necessário, é feito o agendamento para comparecimento presencial.
Outras formas de atendimento
Além do canal telefônico, a Defensoria também disponibiliza ferramentas digitais que reforçam seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções acessíveis:
Chatbot no Facebook
Agendamento Online pelo site institucional
Aplicativo disponível para Android e iOS
Em fins de semana e feriados o regime é de plantão apenas para casos urgentes.
Capital – (71) 99913-9108 / plantao@defensoria.ba.def.br
Interior – (71) 98454-9424 / plantao.regional@defensoria.ba.def.br
Serviços oferecidos pela Defensoria Pública
A Defensoria Pública da Bahia oferece uma ampla gama de serviços jurídicos gratuitos para aqueles que não possuem condições financeiras para pagar um advogado particular. Alguns dos principais serviços incluem:
Direitos de Família: orientação sobre divórcio, guarda, pensão alimentícia, adoção e outros temas relacionados.
Defesa Criminal: assistência em casos de crimes, desde o registro de ocorrências até a defesa em tribunais.
Direitos do Consumidor: apoio em casos de abusos por empresas, como cobranças indevidas e contratos desequilibrados.
Direitos à Saúde: orientação sobre questões de acesso a medicamentos, tratamentos médicos e direitos à saúde pública.
A Defensoria também oferece atendimento relacionado a questões de habitação, cidadania, educação e acesso à justiça. Além de garantir o acesso à justiça para quem não pode pagar por um advogado, a Defensoria também atua de forma coletiva, protegendo direitos que impactam toda a sociedade.