A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, na manhã desta terça-feira, 15 de abril, mais uma edição do projeto Defensoria Itinerante em Ação no município de Miguel Alves. A iniciativa teve início às 9h, no Ginásio Poliesportivo Chico Noca, localizado na Rua Coelho Neto, nº 283.
Além da assistência jurídica gratuita oferecida pela Defensoria Pública, a população teve acesso a uma série de serviços essenciais, por meio de parcerias com diferentes instituições. Entre os atendimentos realizados, destacam-se: emissão da segunda via de certidões de registro civil, emissão de novos documentos de identidade e CPF, a troca de lâmpadas e cadastro de famílias para a Tarifa Social de Energia Elétrica por meio da Equatorial, além de serviços como negociação com a Receita Federal e atendimentos prestados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social.
Também foram emitidos documentos como o Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência (PCD), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Passe Livre para a Pessoa Idosa.
A Secretaria Municipal de Saúde também participou da ação, promovendo a atualização e consolidação do Cartão SUS, realização de testes rápidos e outros atendimentos voltados à saúde da comunidade.
O defensor público Adriano Moreti, coordenador da Defensoria Itinerante, acompanhou os atendimentos e destacou a importância do projeto.
“Seguindo o calendário de atividades do mês de abril, estivemos hoje no município de Miguel Alves com mais uma edição do projeto ‘Defensoria Itinerante em Ação’. Levamos um atendimento ágil e acessível à população, tanto da Defensoria quanto dos parceiros envolvidos, evitando que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades. Isso fortalece o acesso a direitos e cidadania. Nossa equipe está preparada para orientar, encaminhar e resolver demandas com atenção e qualidade. E o melhor: tudo de forma totalmente gratuita”, afirmou.
Para ser atendido nas ações da Defensoria Itinerante, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, além de documentos específicos, conforme a natureza da demanda.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Defensoria:
📱 WhatsApp:
(86) 9 9495-7298
(89) 9 9443-4354
📧 E-mail:
itinerante@defensoria.pi.def.br