Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/04/2025

MT: Casamento Comunitário une 15 casais durante Ribeirinho Cidadão

Fonte: ASCOM/DPEMT
Estado: MT
O município de Salto do Céu (350km de Cuiabá) foi palco de uma noite repleta de emoção nesta última segunda-feira (14), quando 15 casais disseram "sim" durante cerimônia do casamento comunitário promovida pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, dentro da 18ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão – etapa Rota das Águas.
 
A defensora Pública-Geral, Luziane Castro, ressaltou a importância desse momento dentro do projeto Ribeirinho Cidadão, que celebra 18 anos de atendimento à comunidade. "Nada melhor do que celebrar o amor como um dos marcos importantes do nosso projeto. Esta ação é um grande acolhimento para a população que tanto precisa", afirmou. 
 
Luziane disse ainda que o casamento comunitário não é apenas uma ação social, mas reforça a potência que é projeto Ribeirinho Cidadão e sua capacidade de mudar vidas. “Celebrar o amor, a união, é um dos marcos mais importantes do projeto Ribeirinho Cidadão. Esse casamento é uma pérola da 18ª edição, um momento lindo que representa a essência do nosso trabalho: acolhimento, atendimento e realização de sonhos”, destacou. A gestora lembrou ainda que mais de cem pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização da etapa, que ocorre ao longo de dez dias intensos de atividades sociais.
 
O prefeito de Salto do Céu, professor Mauro Teixeira Espíndola, também celebrou a realização do evento. “Era um sonho meu e da minha esposa. Estamos muito felizes de ver esses 15 casais regularizando sua situação, realizando um sonho. Isso é muito importante para o nosso município”, afirmou.
 
 
A ação proporcionou a oficialização da união civil a casais que há anos sonhavam com esse momento. Muitos já viviam juntos, com filhos e uma história construída, mas ainda não tinham conseguido formalizar legalmente o matrimônio. Foi o caso da enfermeira Ana Paula Rodrigues de Freitas, 41, e do vaqueiro Rosailson Rosa da Silva, 42. Após 18 anos de convivência e três filhos, eles puderam celebrar seu amor com uma cerimônia emocionante. “Apesar de todo esse tempo juntos, parece que a gente se conheceu ontem e está casando hoje. É muito emocionante”, contou Rosailson.
 
A recepcionista Bianca Rodrigues, irmã de Ana Paula e madrinha da cerimônia, destacou a união familiar que o momento proporcionou. "Estamos todos tão felizes! É a primeira vez que uma das irmãs se casa, somos quatro e essa é uma grande realização para nossa família."
 
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Euci Espíndola, reforçou o sentimento de dever cumprido. “Sempre foi nosso sonho realizar esse casamento aqui. Conseguimos desenvolver tudo maravilhosamente bem. Os casais participaram com muito entusiasmo, a equipe que nos deu suporte foi maravilhosa, e conseguimos reunir esses casais incríveis que hoje oficializam sua união. Foi emocionante ver tudo se concretizando”.
 
 
Para os noivos, a oportunidade foi mais do que simbólica. Josiane Rodrigues, 32, doméstica, e Fernando de Oliveira, 35, marceneiro, também oficializaram uma união de mais de 12 anos. “Começamos nossa história na escola. Foi um sonho realizado participar dessa festa linda”, contou Josiane. “A festa já estava pronta, tudo organizado. Foi só aproveitar. Nos sentimos privilegiados”, completou Fernando. O noivo conclui com sentimento de expectativa e felicidade. "É muito emocionante. Chega a dar um frio na barriga”, disse sorrindo.
 
O juiz-coordenador da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Bezerra Filho, reforçou a importância da ação dentro do projeto. “Estamos completando 18 anos do Ribeirinho Cidadão. Essa cerimônia é a coroação desse trabalho. Aos noivos, dou um conselho: nunca durmam brigados. Sejam exemplo de superação, amor e companheirismo. É disso que a nossa sociedade precisa”.
 
A cerimônia, que não acontecia desde 2019, reforçou o compromisso das instituições com a dignidade e os direitos da população. Com o retorno dessas celebrações, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça reafirmam o seu papel em promover momentos que aquecem os corações e transformam vidas, mostrando que o amor é, de fato, uma força capaz de unir e realizar sonhos. O evento foi um marco que celebrou não apenas contratos, mas a construção de laços de afeto e compromisso que perdurarão por toda a vida.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)