Durante o mês de abril, o projeto Minha Escola Ensina Direitos, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), está levando o tema “Bullying e Cyberbullying” para as salas de aula de 14 escolas públicas nos municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Crato e Caucaia. Os encontros ocorrem entre os dias 8 e 24 de abril e envolvem diretamente 280 estudantes, que atuam como multiplicadores do conhecimento adquirido.
A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo sobre direitos fundamentais, estimular a cultura de paz nas escolas e sensibilizar os jovens para a identificação e prevenção de práticas abusivas no ambiente escolar e virtual.
“O intuito das pautas abordadas nas escolas é sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de todos se engajarem na construção de uma cultura de paz. Assim, todos percebem que precisam estar atentos para prevenir o bullying e o cyberbullying em suas escolas para que estas sejam cada vez mais espaços de convivência saudável e comunitária, onde todos se sintam respeitados e acolhidos”, destaca Camila Vieira, defensora pública e assessora de projetos da DPCE.
Os encontros são conduzidos por defensoras e defensores públicos, mas também tem apoio da equipe de psicossocial da Defensoria e ocorrem no formato de rodas de conversa, dinâmicas e atividades participativas. Durante as aulas, os adolescentes compartilham experiências e tiram dúvidas, fortalecendo o vínculo entre conhecimento e vivência.
Funciona assim: cada escola seleciona 20 estudantes com idades entre 12 e 17 anos, preferencialmente integrantes de grêmios estudantis ou lideranças jovens, que passam a participar das atividades mensais ao longo do ano letivo. Em 2024, o projeto reuniu 240 estudantes, encerrando o ciclo com um concurso de práticas de cidadania que premiou os participantes com tablets, celulares e fones de ouvido bluetooth.
O projeto é realizado em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), do Governo do Estado do Ceará, e com as prefeituras municipais das cinco cidades (Fortaleza, Maranguape, Maracanaú, Crato e Caucaia). Integra a agenda de educação e promoção de direitos da Defensoria Pública. Todo material foi elaborado em linguagem simples e com design que facilita a obtenção de informações básicas sobre direitos e onde buscar ajuda. Ao todo, nove temas serão trabalhados.
Como identificar o bullying e o cyberbullying
O bullying é uma forma de violência que se manifesta por meio de ações repetidas e intencionais de agressão física ou psicológica, geralmente disfarçadas de piadas ou brincadeiras. Entre os sinais mais comuns estão xingamentos, apelidos pejorativos, exclusão social, ameaças, perseguições e até agressões físicas. Já o cyberbullying acontece em ambientes virtuais, como redes sociais e jogos online e tem o intuito de compartilhamento de conteúdos difamatórios.
A identificação e o enfrentamento dessas práticas são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável, seguro e respeitoso para todas e todos.
Calendários da aula do mês de Abril:
24/04, EMTI. Lais Rodrigues de Almeida – Fortaleza
24/04, EM. Prof. Fernanda Maria de Alencar Colares – Fortaleza