A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte esteve na tarde de ontem (10), na audiência pública da Assembleia Legislativa para debater os desafios enfrentados por famílias que cuidam de filhos com deficiência. Intitulada como “A experiência das Mães Atípicas: a Importância da Inclusão e Apoio”, a audiência, proposta pela Deputada Divaneide Basílio, reuniu mães, especialistas, representantes de instituições, movimentos sociais e parlamentares de Natal e interior potiguar.
Fabricia Gaudêncio, Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (NUPID), compôs a mesa e falou sobre a importância de apoiar e lutar pela causa. “Foi profundamente inspirador ouvir os relatos emocionais dessas mães. Como Defensora Pública e coordenadora do NUPID, sinto-me ainda mais comprometida em apoiar essas famílias e garantir que suas vozes sejam ouvidas. Essa causa não diz respeito apenas às mães atípicas, mas a toda a sociedade. É sobre empatia, inclusão, respeito e, sobretudo, justiça. Seguiremos juntas, incansáveis, nessa luta”, disse.
A discussão rendeu uma série de encaminhamentos que servirão como um plano de trabalho para a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia e também para subsidiar políticas públicas a serem implementadas no Estado.
A DPERN segue como parceira na articulação dessas medidas, reafirmando seu compromisso com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.