A Defensoria Pública do Estado do Piauí por meio da Coordenação do Sistema Prisional, e em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, realizou na última quinta-feira (10) o projeto Oficina da Liberdade junto aos internos da Penitenciária Jorge Vieira, localizada na vizinha cidade de Timon (MA). A ação contou com a parceria da direção da Unidade Prisional.
A Oficina da Liberdade foi direcionada aos sentenciados que vão ter direito à próxima saída temporária por conta do feriado da Páscoa.
A ação é voltada para a educação em direitos, visando a esclarecer direitos e deveres e orientar da melhor maneira possível para o cumprimento harmônico da pena, de forma a trazer sempre benefícios para os internos, visando sua reinserção na sociedade.
O diretor da Unidade Prisional, Marcos Vinicius Dourado, também se manifestou sobre a ação. “Foi uma ação singular essa realizada aqui, através do nosso setor jurídico psicossocial, em parceria com as Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí, explicando todos os benefícios e vantagens e também direitos e obrigações dos internos durante a saída temporária. É de suma importância esses esclarecimentos, para que eles saibam que mantendo a ordem, a disciplina, vão ter direito a benefícios e esses benefícios farão com que eles sejam readaptados gradativamente ao convívio social de familiares e com a comunidade. Estamos muito satisfeitos com essa ação feita em parceria com as as Defensorias do Piauí e Maranhão, a união leva a gente mais longe e só temos a agradecer”, disse.
O defensor público do estado do Maranhão, Cícero Sampaio Lacerda, que participou da ação, externou a satisfação com o momento. “Registro minha gratidão à colega Irani, defensora pública do estado do Piauí, lotada em Teresina, e à sua dedicada equipe, pelo apoio, parceria e espírito colaborativo. Agradeço também aos meus assessores e à valorosa equipe da UPTIM, cujo empenho e sensibilidade tornaram possível mais esse importante momento de escuta, orientação e cidadania”, ressaltou.
“Foi um momento de integração e de compartilhamento de experiências e ideias de forma muito proveitosa”, afirma a coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, Irani Albuquerque Brito.
Também integraram a ação o assistente social e a psicóloga da Penitenciária, respectivamente Antônio Erivane Carla Laís; a policial penal Enza Marcele e os especialistas penitenciários jurídicos Fábio Gonçalves e Wyldilene Porto. Pela Defensoria Pública do Maranhão também estiveram presentes os assessores Yatta Anderson e Ana Caroline e, pela Defensoria do Piauí, as assessoras Karina Isabel Miranda e Sarah Dayana Leitão.