A população de Niquelândia recebeu nos últimos dias 11 e 12 de abril mais uma edição do Goiás Social. Durante a ação, 270 atendimentos foram realizados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
Beatriz Martins dos Anjos, de 38 anos, estava há 10 anos à espera do divórcio e conseguiu dar entrada no processo durante o atendimento da DPE-GO. “Eu casei já tem mais de 15 anos. Há 10 anos eu não sei onde foi parar meu marido, então vim aqui tentar divorciar sem a presença dele. Nós entramos com um processo e agora é esperar”, contou.
Por conta do estado civil, Beatriz viveu anos passando por constrangimentos por conta da ausência da certidão de casamento. “Isso me atrapalhou muito. Quando fui abrir conta no banco, pediram os documentos dele”, destacou.
“O itinerante realizado em Niquelândia é um marco institucional porque, pela primeira vez, a Defensoria Pública esteve presente na região, dando voz à população local, sobretudo as mais em situação de vulnerabilidade”, afirmou o defensor público Júlio César Pioli Júnior.
Além do divórcio, a Instituição ofereceu os serviços de: acordo para regularização de guarda e pensão alimentícia; acordo de divórcio e fim de união estável; reconhecimento de união estável com conversão em casamento; investigação de paternidade/maternidade (com ou sem realização de DNA gratuita); reconhecimento de paternidade ou maternidade socioafetiva e multiparentalidade; correção de informações no registro civil (certidão de nascimento ou casamento); alteração de prenome e gênero de pessoas transgênero; pedido de 2ª via de certidão de nascimento casamento, e óbito; atendimento jurídico de mulheres vítimas de violência doméstica; pedido para gratuidade da carteira de identidade; medidas protetivas: orientação, pedido de fixação, reforço em razão do descumprimento ou pedido de revogação; pedido de inclusão no Programa Goiás por Elas; pedido para gratuidade da carteira de identidade.
Participaram do evento, o defensor público Júlio César Pioli Júnior, as servidoras Daniela Dayana Veiga Santos, Mariana de Oliveira, Natália Lemes de Sousa e Júlia Brasiliense de Souza Fraga; os servidores Josué Duarte Fonseca, Jefferson Lima, Gabriel Souza Lima, Alexandre João Oliveira Cruz e Edson Rayon Garcia de Souza; a colaboradora terceirizada Victória Cristinne Andrade Alves; e os colaboradores terceirizados Wanderson Rosa Batista, Miqueias Silva Fonseca e Ronaldo José da Silva.