Na segunda-feira (31), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 30 da Defensoria Pública da União. O diretor legislativo da ANADEP, Igor Jinkings, prestigiou a solenidade.
A cerimônia foi conduzida pela deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Fortalecimento das Defensorias Públicas do Brasil. De acordo com ela, “a DPU é uma instituição que simboliza o compromisso do Estado com a justiça social e a dignidade humana”.
O evento reuniu autoridades dos Três Poderes e reforçou o papel essencial da instituição no combate às desigualdades.
Já na terça-feira (1º), a comemoração aconteceu no Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou do evento.
Para o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, é imperativo destacar o papel da DPU como verdadeira instituição nacional de direitos humanos. “Nossa gestão acredita na força do consenso, na permeabilidade aos argumentos e na capacidade transformadora de quem, em vez de apenas judicializar, promove a interlocução efetiva para que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa", complementou.
A presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), Luciana Ditz, reforçou a necessidade da interiorização da DPU para que mais brasileiras e brasileiros tenham acesso à justiça. “Enquanto a Justiça Federal está presente em 276 subseções judiciárias, a DPU consegue cobrir apenas 85 localidades. Como garantir o princípio constitucional da ampla defesa quando o Estado-juiz está presente, mas o Estado-defensor não?”, questionou.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão também esteve no dispositivo de honra.