Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/04/2025

ANADEP e ADEPAM prestigiam solenidade em homenagem aos 35 anos da DPE-AM

Fonte: ANADEP* Com informações da DPE-AM
Estado: AM
Em uma noite de muita emoção, no Teatro Amazonas, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) celebrou seus 35 anos de criação, nesta segunda-feira (31). a diretora de articulação social da ANADEP e presidenta da ADEPAM, Melissa Credie, participou da solenidade.
 
Durante o evento, foram exibidos os dois primeiros episódios do documentário “Defensoria Pública do Amazonas 35 anos: História, Lutas e Transformações”, que contaram o surgimento da instituição, seu crescimento, desafios enfrentados e as autonomias conquistadas nos últimos anos. 
 
Defensores e servidores que fazem parte da Defensoria do Amazonas desde 30 de março de 1990 foram homenageados e receberam uma placa em agradecimento aos serviços prestados em prol daqueles que mais precisam. 
 
Na plateia, defensores, servidores, residentes, estagiários, familiares, assistidos e autoridades acompanharam com empolgação toda a cerimônia. 
 
O evento contou ainda com uma exposição, no hall de entrada do teatro, que apresentou fotos, documentos e objetos históricos relacionados à trajetória da instituição. 
 
Para o defensor público geral, Rafael Barbosa, “o regaste histórico é justamente para que nós possamos entender o que os nossos colegas passaram lá no passado, dar valor ao que temos hoje e construir um futuro melhor, com uma Defensoria ainda mais forte e presente na vida da população amazonense”. 
 
 
Em sua fala, a diretora da ANADEP destacou a história da DPE-AM. "É uma honra estar aqui hoje para celebrar os 35 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, uma instituição essencial para garantir acesso à justiça àqueles que mais precisam. Este evento nos permite relembrar a trajetória de luta, crescimento e conquistas da Defensoria, reconhecendo o trabalho incansável de defensores, servidores e colaboradores que dedicam suas vidas à causa da justiça social. Que possamos seguir fortalecendo essa missão, construindo um futuro onde a Defensoria esteja cada vez mais presente na vida da população amazonense. Parabéns a todos que fazem parte dessa história!"
 
Representando o governador Wilson Lima, a secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa, destacou a parceria da pasta com a Defensoria na defesa e assistência aos mais vulneráveis. Ao comentar o documentário, disse que ficou surpresa com a história da DPE-AM. 
 
“Enquanto cidadã amazonense, me sinto muito orgulhosa de ser de um estado que tem na Defensoria servidores de fibra, que têm carinho no cuidar das pessoas, porque a Defensoria cuida de pessoas”, disse. 
 
O senador Eduardo Braga enviou uma carta que foi lida durante a cerimônia. O parlamentar ressaltou que há 35 anos a Defensoria do Amazonas “cumpre um papel fundamental para a democracia: garantir acesso à proteção legal a todos os cidadãos de forma igualitária”. 
 
“Saúdo esta brilhante instituição, seus membros e os servidores que estão sendo homenageados hoje por exercerem suas funções públicas há 35 anos na Defensoria, que é um dos fortes pilares do direito, da justiça social e da democracia no Amazonas”, concluiu o senador. 
 
Assistido pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Bernardo Maia da Silva, que é homem trans, conseguiu realizar uma mastectomia que havia sido negada pelo plano de saúde. “A Defensoria Pública foi o escudo e a espada que eu precisava para lutar contra essa barreira que a sociedade tem de não reconhecer que a gente só quer ser quem a gente é”. 
 
“Eu fico muito contente pelo fato de que a minha história não vai ficar esquecida, vai ser um marco para a comunidade e vai ser uma oportunidade para outras pessoas, como eu, possam realizar, com o apoio da Defensoria, os seus sonhos e as suas conquistas”, disse. 
 
Estiveram presentes na cerimônia, entre outras autoridades, o desembargador Flávio Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, procuradora Raquel Betty de Castro Pimenta, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), a vice-presidente da Seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Denise Aufiero, a defensora Melissa Credie Borborema, representando a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), e o vereador Eurico Tavares, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM). 
 
Sobre a DPE-AM
 
Criada em 30 de março de 1990, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição essencial ao funcionamento da Justiça, cuja missão é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um processo judicial ou extrajudicial. Além disso, a Defensoria Pública atua na defesa dos direitos humanos, dos direitos individuais e coletivos, e dos grupos em situação de vulnerabilidade. A instituição não cobra por nenhum de seus serviços. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de abril
AGE
maio (a confirmar data e local)
AGE
a definir data e local
Lançamento da Campanha Nacional
a definir data
Sessão Solene - maio verde
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)