No dia 7 de abril, acontece o evento internacional “Direitos Humanos e Justiça Climática na América Latina: Resistência, Transformação e Futuro”, no Memorial da Resistência de São Paulo. A coordenadora da Comissão de Justiça Ambiental e Climática da ANADEP e defensora pública de São Paulo, Thalita Verônica, participará dos debates.
Neste ano, a campanha nacional da ANADEP tem como tema: "JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário", reforçando a necessidade de políticas públicas que considerem os impactos ambientais e sociais da crise climática. A proposta reafirma o compromisso da Defensoria Pública na defesa dos direitos das populações mais vulneráveis às mudanças climáticas e na construção de soluções sustentáveis e inclusivas para a América Latina.
A programação oficial terá início às 14h, com a palestra magna do Dr. Javier Palummo, Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (REDESCA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Como atividade opcional, será oferecida uma visita guiada ao Memorial da Resistência às 11h, sujeita à disponibilidade de vagas. Para participar, é necessário indicar o interesse no formulário de inscrição. As vagas são limitadas e a participação na visita dependerá da confirmação prévia.
Após a palestra, o evento contará com um momento de diálogo entre arte e resistência, promovendo reflexões sobre as conexões entre justiça climática e direitos humanos.
O encontro busca fortalecer redes de articulação latino-americanas comprometidas com a justiça climática, a defesa dos direitos humanos e a valorização das expressões artísticas e culturais dos povos tradicionais e periféricos.
O evento é organizado pela EDEPE, em parceria com o Fórum de Comunidades Tradicionais, a Associação Verde Cidadania e o coletivo Casa no Meio do Mundo.
Data: 7 de abril de 2025
Local: Memorial da Resistência – Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP
Horário: A partir das 14h