ANADEP e ADEP-MS presentes na posse do defensor público-geral de Mato Grosso do Sul
Estado: MS
A ANADEP e a ADEP-MS participaram, na quinta-feira (27/3), da solenidade de posse administrativa de Pedro Paulo Gasparini, reconduzido ao cargo de defensor público geral de Mato Grosso do Sul para o biênio 2025-2027. A presidenta da ADEP-MS, Nancy Gomes, e a vice-presidenta da ADEP-MS, Graziele Carra Dias, marcaram presença no evento representando a Associação Nacional na ocasião.
A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reuniu defensoras e defensores públicos, representantes dos Três Poderes e diversas autoridades, entre elas, o governador Eduardo Riedel e o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.
“A Defensoria deve avançar com passos firmes e céleres. Precisamos garantir a efetivação dos direitos humanos em sua totalidade – da população em situação de rua à mulher vítima de violência, passando pelas crianças, pessoas idosas, indígenas, quilombolas e a comunidade LGBTQIA+. Mais que um dia de renovar votos, esta data representa um momento de confirmação de nossa fé nos valores contidos na constituição federal e estadual”, pontuou a presidenta Nancy Gomes em seu discurso.
"A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul acredita que o acesso à justiça não é um favor, é um direito. E direito não se nega, se garante", discursou Gasparini ao ser reconduzido ao cargo de defensor público-geral do Estado.
Avanços
Mais de 373,6 mil atendimentos feitos em todo o Mato Grosso do Sul durante o ano passado, número 9% superior ao registrado em 2023. Os dados citados referendam o trabalho da Defensoria Pública do Estado, reconhecido pelo governador Eduardo Riedel durante a posse do novo defensor público geral, Pedro Paulo Gasparini.
"Temos um plano muito bem traçado para Mato Grosso do Sul, calçado em quatro pilares: prosperidade, verde, digital, inclusivo. E a melhor maneira de incluir é o Estado tendo capacidade de gerar oportunidades para as pessoas, pela educação e qualificação. Buscamos crescer sem deixar ninguém para trás, e as políticas públicas têm esse foco, criar condições para os em vulnerabilidade acessarem essas oportunidades. A erradicação da pobreza extrema é um objetivo que temos e a Defensoria é essencial nesse trabalho, diante desses pilares", afirmou Riedel.
Durante o evento, as representantes da ADEP-MS dialogaram com autoridades, como o governador Eduardo Riedel (PSDB), o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB) e Rinaldo Modesto (Pode), reforçando o papel ativo da associação na articulação institucional e legislativa em defesa das defensoras e defensores públicos do estado.






