Começou nesta quinta-feira (27) a XV Jornada de Capacitação da ENADEP, com a temática "Defensoria Pública e a Inteligência Artificial". O curso tem mais de 450 defensoras e defensores públicos inscritos, sendo a jornada com o maior número de inscrições.
Na aula inaugural, os diretores acadêmicos da ENADEP, Thiago Amin e Luiz Felipe Rufino, deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a relevância do debate sobre a inserção da inteligência artificial na prática jurídica.
O tema da primeira aula, "O Uso da IA Generativa no Direito", contou com a participação de George Marmelstein, juiz federal, doutor pela Universidade de Coimbra e professor de Direto Constitucional.
Durante a apresentação, o palestrante George discutiu a evolução da inteligência artificial, destacando o impacto transformador do ChatGPT desde 2023. Ele compartilhou sua experiência pessoal com a IA, desde o ceticismo inicial até o reconhecimento de seu potencial. Também enfatizou a importância de inserir conhecimento na máquina para transformar informações em insights relevantes.
"Desde 2023, temos visto avanços extraordinários, especialmente com ferramentas como o ChatGPT. Lembro-me do meu primeiro contato com a IA, quando ainda era cético sobre sua real utilidade. No entanto, à medida que explorei suas capacidades, percebi que, quando bem utilizada, ela pode otimizar nosso tempo. O segredo está em saber como alimentá-la com informações relevantes e estruturar corretamente os comandos."
George também demonstrou como utilizar a IA para resumir documentos legais, como petições e acórdãos, ressaltando a necessidade de comandos claros e bem estruturados para obter resultados satisfatórios.
Além do ChatGPT, o convidado apresentou outras ferramentas de IA, como OpenAI, Claude (da Anthropic), Firac, AlphaFold, Gemini e Deep Research.
O curso é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP).
A próxima aula será realizada na segunda-feira, 1º de abril, às 19h, pela plataforma Zoom e terá como tema "A inevitabilidade da IA na administração pública"
Não perca!