A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) promoverão a primeira atividade da ENADEP de 2025: XV Jornada de Capacitação da ENADEP com a temática “Defensoria Pública e a Inteligência Artificial".
O principal objetivo da atividade é promover o debate sobre os desafios e as oportunidades que a transformação digital traz para a atuação da Defensoria Pública, refletindo sobre os avanços e retrocessos que as inovações tecnológicas podem ocasionar no acesso à justiça, ou seja, como observar o papel da Defensoria Pública na proteção de direitos em um cenário em que a tecnologia e o direito digital têm impacto direto na vida cotidiana dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis. Além disso, haverá exposições sobre o uso prático das ferramentas disponíveis.
Inscrições: Serão oferecidas 150 vagas para defensoras públicas estaduais e distrital associadas da ANADEP. As(os) interessadas(os) podem se inscrever no site da ANADEP até esta segunda-feira (24) de março, às 18h (horário de Brasília).
Haverá certificação para todas(os) que participarem e assinarem a lista de presença de, pelo menos, cinco aulas. As aulas acontecerão todas terças e quintas-feiras de março e abril, das 19h às 20h30, por Zoom.
*Inscrições encerradas*
CONHEÇA A PÁGINA DA ENADEP NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO: @enadep_brasil
Programação
27/03 - Abertura: George Marmelstein - O Uso da IA Generativa no Direito: muito além de um assistente
01/04 - Painel 1: Carlos Bolonha – A inevitabilidade da IA na administração pública; e painel 2 com Erik Saddi Arnesen
03/04 - Painel 3: Felipe Damous - Oficina de Ferramentas de Inteligência Artificial: Redação de Documentos Jurídicos na Prática
08/04 - Painel 4: Rafaela Alvarenga Figueiredo - Privacidade e Proteção de Dados no avançado da IA
10/04 - Painel 5: Gerson Aragão - Transforme Áudios em Estratégias Jurídicas Eficientes
15/04 - Painel 6: Marcelo Piton - Conceitos básicos [janela de contexto, tokens e vieses] e uso das ferramentas de IA com assistentes personalizados e Painel 7: Fernanda de Carvalho Lage - A nova regulamentação do CNJ sobre IA