A presidenta da ANADEP e coordenadora geral da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), Fernanda Fernandes, realizou na sexta-feira (21) a reunião extraordinária do Conselho Diretivo para tratar de questões essenciais para o futuro da entidade. Esta foi a primeira reunião coordenada pela Associação Nacional na AIDEF, após votação e eleição em 2024 para o cargo.
Um dos temas centrais da reunião foi a proposta de reforma do estatuto da AIDEF, que visa ampliar o número de integrantes do conselho diretivo de dois para quatro por país. O relator Sebastián Gastelú apresentou as mudanças, detalhando os novos critérios de representação e votação. A decisão final sobre a reforma será tomada em junho, no encontro da AIDEF em Montevidéu. Até lá, os(as) membros(as) da organização devem analisar o documento e enviar sugestões.
A reunião também abordou os preparativos logísticos para o próximo encontro da AIDEF, agendado para os dias 26 e 27 de junho, em Montevidéu, no Uruguai.
Com essas diretrizes, a AIDEF segue fortalecendo sua atuação e fortalecendo o acesso à justiça nas Defensorias Públicas em toda a América Latina.