Com 114 atendimentos, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) participou, neste sábado (24/03), da edição do Deputados Aqui em Rubiataba, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A Instituição levou atendimentos jurídicos integrais e gratuitos à população em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso à justiça, por meio do projeto Defensoria Itinerante.
Um dos serviços realizados foi a retificação e pedido de 2ª via de certidões, como o caso de Gislaine Gonçalves Lima, de 30 anos. A assistida teve o nome da mãe registrado errado em sua certidão de nascimento, o que lhe causou problemas na hora de comprar um lote. “Já estava tudo certo para a compra, mas quando foram puxar meus documentos, o nome da minha mãe estava errado e não consegui finalizar o processo”, contou.
Gislaine disse que tentou arrumar o erro direto no cartório, mas que não conseguiu arcar com o valor. “Me cobraram 400 reais. Pra gente que recebe um salário-mínimo, esse dinheiro faz muita diferença”, afirmou. “Esses atendimentos são muito bons, ajudam muitas pessoas e economiza pra gente”.
O defensor público Leonardo Samuel Brito de Oliveira reforçou a importância da presença da DPE-GO em eventos como o Deputados Aqui. “Nossa atividade tem enorme relevância social. Essas ações, organizadas em parceria com outros órgãos, permitem que a Defensoria Pública se aproxime da população que, muitas vezes, não consegue acesso regular aos serviços, especialmente em regiões do interior, que não contam com uma sede da Instituição instalada”, explicou.
Leonardo destacou que a atuação itinerante fortalece o papel da Defensoria Pública como promotora da cidadania e garantidora de direitos fundamentais. “Em Rubiataba, os atendimentos foram bastante produtivos. Percebemos, mais uma vez, o quanto o contato direto com a população é essencial para que a DPE-GO atue de forma mais sensível, humana e efetiva”.
Também participaram da ação, o defensor público Clóvis de Siqueira Neto; as assessoras Endy Danielly Alencar Beze e Danyella Ferreira Guimarães Fernandes; os assessores João Paulo Siqueira Marques, Elias Galdino de Oliveira Júnior, Lucas Alves Nogueira Machado, Arthur Santana Silva, Carlos Rodrigues de Araújo Junior e Humberto Gomes Arruda; e os colaboradores terceirizados Cláudio Correia dos Passos, William Gomes Lacerda e Eder Juliano de Assis.