O Salão Negro da Câmara dos Deputados recebeu, nesta quinta-feira (20), o evento "Defensoria Pública: na garantia dos direitos das mulheres". A iniciativa faz parte da programação do Mês da Mulher e foi promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (AMDEFA).
O evento reuniu defensoras públicas e demais integrantes do sistema de Justiça, além de parlamentares, para debater temas essenciais à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento de políticas de proteção às mulheres.
A diretora da ANADEP, Graziele Dias, representou a associação na abertura e destacou a criação da Assessoria ANADEP Mulher, iniciativa estratégica para fomentar debates, articular ações e fortalecer a representatividade feminina na Defensoria Pública. Ela também ressaltou a significativa presença feminina na ANADEP e nas associações estaduais, evidenciando o protagonismo das defensoras em espaços de liderança.
"Ao longo de sua história, a ANADEP já contou com quatro presidentas, que desempenharam um papel essencial na defesa dos direitos humanos e na luta por uma Defensoria Pública cada vez mais forte. Além disso, atualmente, das 15 comissões temáticas da entidade, 12 são coordenadas por mulheres, demonstrando o protagonismo feminino na definição de estratégias e ações em diversas frentes de atuação. Outro dado relevante é que, entre as Associações Estaduais afiliadas, 14 são presididas por mulheres, reforçando o impacto e a liderança das defensoras mulheres em todo o Brasil."
A abertura também contou com a participação de Luciana Dytz, presidenta da ANADEF; Clarice Binda, vice-presidenta da AMDEFA; Juliana Marques, defensora pública-geral do Acre; Sâmia Costa, defensora pública-geral do Ceará; e Gilda Seixas, vice-presidenta do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
A deputada federal Socorro Neri, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara, apoiou o evento e mediou a abertura, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres.
O evento também contou com a participação da diretora da ANADEP e presidenta da ADPETO, Karla Nogueira, que destacou sua trajetória como mulher na Defensoria Pública.
Outra participação de destaque foi a da advogada e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luciana Paul, que conduziu o painel "A Política do Cuidado na Defensoria Pública".
A iniciativa fortalece a discussão sobre os desafios e avanços na defesa dos direitos das mulheres, promovendo o diálogo entre diferentes esferas do poder e da sociedade civil na busca por maior equidade de gênero e proteção dos direitos femininos.