A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, reuniu-se nesta quarta-feira (19/3) com a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, para apresentar a Campanha Nacional 2025: "JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário".
Na ocasião, a dirigente entregou um portfólio com um resumo da atuação da Defensoria Pública na temática, destacando práticas bem-sucedidas em todas as regiões do país. Fernanda Fernandes ressaltou que a Campanha Nacional 2025 tem como objetivo evidenciar a atuação estratégica da Instituição no enfrentamento da crise climática e na garantia de direitos das populações vulnerabilizadas. A iniciativa busca articular soluções que integrem sustentabilidade, equidade, acesso à justiça e proteção dos direitos humanos.
"A atuação da Defensoria Pública é essencial para garantir o acesso à justiça e a promoção dos direitos humanos no contexto da justiça climática, além de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030", pontuou a presidenta da ANADEP.
A ministra Macaé Evaristo destacou a relevância do tema e enfatizou a importância da presença de defensoras e defensores públicos nos territórios, a fim de compreender o modo de vida das populações locais e sua relação com o meio ambiente, especialmente em cenários de desastres ou conflitos socioambientais.
A ANADEP e o MDHC planejam firmar parcerias para a realização de eventos relacionados à Campanha, tanto em nível nacional quanto regional.
Outros temas abordados na reunião incluíram as comissões temáticas da ANADEP e as parcerias com a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) em atividades voltadas à educação em direitos.
O encontro também contou com a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH/MDHC), Bruno Renato Teixeira; da chefe da Assessoria de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Wilma Coelho; da chefe de gabinete, Lene Teixeira; e da assessora especial de gabinete, Elida de Oliveira.