A 21ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) ofertou 2.259 mil atendimentos gratuitos ao público feminino em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, realizada desde maio de 2023, registrou mais de 33 mil atendimentos nas 20 primeiras edições. A ação que marcou o mês das mulheres ocorreu nesta segunda-feira (10/3), no Nuclão da DPDF, e teve como novidade a busca ativa escolar para evitar abandono e evasão de crianças e adolescentes e vagas para os programas do Centro Olímpico, além de oficinas de artesanato e trabalho manual. Os serviços foram ofertados pela Secretaria de Educação do DF (SEE/DF), pela Secretaria de de Turismo do DF (Setur/DF) e pela Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL/DF). Outra novidade da edição foi a oferta consultas com médico da família pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
O evento ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, é realizado no primeiro dia útil subsequente. A cada edição, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios que as mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança, até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a iniciativa fortalece a cidadania e proporciona oportunidades para que essas mulheres reconstruam suas vidas com mais segurança e independência. “A ação disponibiliza uma série de serviços gratuitos, como assistência jurídica, atendimento psicológico, orientações sobre direitos das mulheres, exames de saúde e capacitação profissional com o intuito desempenhando um papel fundamental na promoção da dignidade e da autonomia feminina”, afirmou.
A Subdefensora Pública-Geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, comemora o sucesso da iniciativa. “O Dia da Mulher já é uma ação reconhecida no Distrito Federal. Desde 2023, as mulheres em situação de vulnerabilidade contam com esse espaço de acolhimento e de resolução de suas demandas. E todas as questões podem ser solucionadas em um único dia”, finalizou.
Para a empregada doméstica Maria Bernadete Mendes, de 53 anos, a ação é uma excelente oportunidade para as mulheres realizarem diversos serviços gratuito em um só local. “Nesta edição vim em busca do exame de mamografia e ultrassom. O atendimento imediato facilitou o meu retorno para o trabalho logo cedo”, agradeceu a moradora do Arapoanga que participou de três outras edições da iniciativa.
Serviços ofertados
O Dia da Mulher da DPDF ofereceu diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade. Enquanto eram atendidas, mães que precisam levar crianças ao evento contaram com uma brinquedoteca para deixar os filhos em segurança. A iniciativa ofertou também lanche para as participantes. Na área jurídica, a DPDF disponibilizou serviços como mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Saúde, além da prestação de assistência psicossocial e a realização de exames de DNA.
No setor de saúde, a iniciativa ofereceu consulta com médico cardiologista e exames de eletrocardiograma, ofertados pela clínica Integracor Medicina Cardiovascular, além de auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa, disponibilizados pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac). A Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras) ofertou consultas com clínico geral e exames de mamografia. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta para o teste de HPV às mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos. A iniciativa ofereceu também atendimento com médico, em caso de resultado positivo. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) disponibilizou vacinas e o Instituto Sabin ofereceu exames de análise clínica.
Na área de educação, a ação ofertou vagas de estágio, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) para o público de 14 a 24 anos que esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio, técnico ou superior. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG).
A Secretaria da Mulher do DF (SMDF) participou da iniciativa com a disponibilização de informações e orientações às mulheres sobre violência doméstica e esclarecimentos em relação aos demais atendimentos, programas e projetos como empreendedorismo, empoderamento, políticas públicas e diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+, mães atípicas e idosos. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação, sensibilização, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, além da distribuição de materiais informativos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ofereceu, por meio do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), prevenção orientada à violência doméstica e familiar.
No campo profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o Programa PROSPERA (Microcrédito), além de curso de qualificação profissional.
No campo social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrante ofertou atendimento e orientação multilíngue a mulheres migrantes. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), ofertou a prestação de serviços socioassistenciais. A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF disponibilizou o cadastro da pessoa com deficiência, a carteira de identificação para pessoa com Transtorno do Espectro Autista, solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência, orientações sobre Passe Livre Especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob/DF) e o Banco Regional de Brasília (BRB) Mobilidade, operador do Sistema de Bilhetagem Automática do DF, emitiram a segunda via do Cartão Mobilidade. A ação também contou com a parceria da Caixa Econômica Federal, que ofertou consultas ao PIS e ao FGTS, desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS, emissão de boletos, cartão social, poupança e corrente e renegociação de dívidas.
No setor da autoestima, a Escola de Barbeiros Roberto Ramos ofereceu corte feminino, masculino e barba. O Senac Beleza ofertou corte feminino. A Neoenergia tirou dúvidas e realizou solicitações de serviços e atendimentos com a área de eficiência energética, divulgando ações para a redução de consumo. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participou do evento e realizou atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável às participantes.