A diretora secretária da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Geana Oliveira, participou, nesta segunda-feira (10/3), do ciclo de palestras "A Liderança Feminina nas Entidades de Classe". O evento, promovido pela AFOCEFE, ocorreu de forma híbrida e reuniu mulheres especialistas para debater a importância da presença feminina em cargos de liderança e decisão.
Durante sua exposição, Geana Oliveira destacou a persistente desigualdade de gênero na ocupação de espaços de poder, mesmo no serviço público. “Sabemos que não há disparidade salarial no setor público, mas os homens ainda dominam os cargos de liderança. Isso reforça a necessidade de políticas institucionais que garantam maior equidade”, afirmou.
A diretora jurídica e legislativa do AFOCEFE Sindicato, Cláudia Meyer, também ressaltou a importância da representação feminina. “Precisamos estar presentes e unidas. Protagonismo sempre existiu, o que faltou foi espaço. E esse espaço não é dado, é conquistado”, pontuou.
O evento contou ainda com a participação da deputada Luciana Genro, que abordou a interseccionalidade das lutas femininas. "Gênero, classe e raça são discriminações que se somam e impactam diretamente a ascensão das mulheres", destacou.
Realizado no mês dedicado à luta das mulheres, o ciclo de palestras foi promovido pela RG Soluções Administrativas e contou com a presença do presidente do AFOCEFE Sindicato, Alexandre Luzzi, além dos diretores Adriano Vieira, Mariusa Santos Fernandes, Wagner Bomfim e do diretor da CONACATE, Roberto Nogueira.