A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou o atendimento de 1.630 homens em situação de vulnerabilidade nas cinco edições do projeto Quarta do Cidadão. A iniciativa, promovida desde agosto de 2024, é realizada na terceira quarta-feira do mês na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e tem como intuito assegurar o acesso à Justiça e auxiliar no reconhecimento de direitos fundamentais da população do DF.
A cada edição, novas parcerias serão firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público masculino, integrando diferentes áreas de atendimento, tornando a Quarta do Cidadão um projeto modelo de inclusão e assistência social. O intuito é oferecer não apenas soluções imediatas, mas também ferramentas para que homens, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária, possam reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia.
A novidade da quinta edição do projeto foi a participação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que disponibilizou o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao longo do evento.
O peruano Juan Portal, de 55 anos, esteve na primeira edição de 2025 da Quarta do Cidadão em busca de apoio para regularizar sua documentação. Morador do Paranoá e ambulante, ele conta que há anos enfrentava dificuldades por não ter os documentos necessários para acessar serviços básicos, como saúde e assistência social. “Trabalho todos os dias para me sustentar, mas sem documentos, tudo fica mais difícil. Não conseguia abrir conta em banco, nem ter acesso a benefícios que poderiam me ajudar. Após o atendimento hoje, finalmente resolvi a minha situação e tenho mais segurança para seguir em frente”, comemorou.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a continuidade da iniciativa reforça o papel da instituição na construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Além de garantir os direitos básicos da população, o projeto Quarta do Cidadão promove a cidadania plena ao oferecer outros serviços essenciais para que os homens participantes tenham a oportunidade de reescrever suas histórias”, defendeu.
O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, explica que a ação é importante para que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam resolver diversas questões em um único lugar, poupando tempos e recursos. “Durante a ação, o cidadão tem acesso a vários serviços públicos e não precisa se deslocar a diferentes órgãos e instituições para solucionar suas pendências”, concluiu.
Para a Defensora Pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, o acolhimento proporcionado pela ação também é fundamental para os assistidos. “A inclusão social ajuda no fortalecimento da sociedade, tornando-a mais justa e solidária. E isso pode ser conquistado com um atendimento humanizado e personalizado para cada um dos cidadãos que procuram a Defensoria Pública”, finalizou.
Serviços oferecidos
A primeira edição de 2025 da Quarta do Cidadão ofereceu sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade além de testes de DNA realizados pela DPDF. A iniciativa ofereceu também serviços do Sesc como consultas de enfermagem, testes rápidos além de consultas e exames oftalmológicos. os serviços serão prestados na Van Saúde do Homem. Serviços de odontologia foram ofertados pelo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do DF. A ação levou ainda serviços com a carreta do Na Hora da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus/ DF).
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, Programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF (SRTE/ DF) disponibilizou serviços relativos à orientação ao trabalhador com apoio aos desempregados, além do fornecimento de CTPS à comunidade interessada e a criação e acesso ao GOV.BR.
A Quarta do Cidadão contou ainda com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), oferta serviços sociais. A Polícia Civil do DF (PCDF) realizou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação ofereceu serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) como conscientização educação no trânsito, regularização de documentação, dentre outros. O evento contou ainda com a parceria do Instituto Diabetes Brasil, que disponibilizou orientação sobre diabetes e realização de teste de glicemia. A ação contou também com a parceria da Caixa Econômica Federal (CEF), que disponibilizou serviços ofertados pelo banco, com distribuição de água potável pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), corte de cabelo e barba, além de vigilância da Polícia Militar do DF (PMDF).