Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/03/2025

BA: Plantão de Carnaval percorre 11 mil quilômetros e mobiliza 195 profissionais em 7 dias de atuação

Fonte: ASCOM/DPEBA
Estado: BA
Mais de 11 mil quilômetros percorridos, uma equipe de 195 profissionais e o compromisso inabalável de garantir os direitos de foliões e trabalhadores no Carnaval de Salvador. Essa foi a jornada da Defensoria Pública da Bahia durante os dias de festa, que se dividiu entre vistorias nos circuitos, locais de apoio aos trabalhadores, delegacias, unidades de saúde e tantos outros espaços para levar acesso aos direitos fundamentais.
 
Com um trabalho incansável, a equipe conseguiu alcançar mais de 25 mil pessoas, levando o acesso à justiça até os pontos mais remotos do circuito carnavalesco e garantindo que os direitos dos cidadãos fossem respeitados em meio à agitação da maior festa popular do mundo.
 
Para alcançar esse número histórico de atuação, foi preciso mobilizar um time de 96 defensores(as) públicos(as), 47 servidores(as) e 52 colaboradores(as). Foram eles(as) que, nos sete dias de folia, podiam ser vistos vestidos de verde pelas avenidas dos circuitos.
 
“Quero começar expressando minha gratidão a todos(as) que fizeram esse plantão acontecer – colaboradores, motoristas, pessoal de tecnologia, assessoria de imprensa, equipes de apoio e todos os demais servidores(as) e defensores(as). É uma estrutura enorme, todos trabalhando juntos para oferecer um atendimento de excelência, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como catadores, ambulantes e crianças e adolescentes”, destacou a defensora pública e coordenadora-geral do plantão em 2025, Cristina Ulm.
 
A atuação da Defensoria no período de Carnaval se dividiu em três eixos principais: as visitas institucionais, as itinerâncias e o acompanhamento de prisões. Para viabilizar esse fluxo de atuação, 25 veículos com servidores(as) e defensores(as) percorreram 11.112 KM por Salvador. Dos bairros mais próximos aos mais distantes da sede do plantão no Canela.
 
“Organizar os deslocamentos dos defensores(as), servidores(as) e veículos para atender os foliões em pontos distintos da cidade exigiu planejamento e muito trabalho em equipe. Além dos motoristas, tivemos que assegurar que os carros estivessem prontos para circular, mesmo em meio ao trânsito intenso e à agitação do Carnaval. Sentimento de dever cumprido por tudo que envolve a disponibilidade da frota, em perfeitas condições, para o deslocamento de todos em segurança”, comemorou o coordenador de Transporte da DPE/BA, William Conceição Rocha.
 
Na sede do plantão, no bairro do Canela, a organização envolveu uma série de tarefas logísticas, como transporte de materiais, montagem de móveis e espaços para receber todos os profissionais e até a organização de equipes para fornecimento de alimentação, limpeza e apoio administrativo.
 
“Nosso trabalho começa bem antes, no ano anterior, quando levantamos todas as necessidades para disponibilizar uma estrutura que atenda aos profissionais da instituição e à população. É uma mobilização que envolve todos os setores da área administrativa da Defensoria e, claro, a dedicação de cada defensor(a) e servidor(a). Só assim para a gente garantir que o plantão seja de sucesso, como foi esse ano”, destacou a diretora administrativa, Ana Lúcia Antunes Faria.
 
Ao finalizar o plantão, a coordenadora-geral ainda agradeceu a oportunidade de coordenar o 17º Plantão de Atuação da Defensoria no Carnaval de Salvador. “Eu sou extremamente grata a ex-defensora-geral Firmiane Venâncio, que confiou em mim e me delegou a coordenação-geral, à atual defensora-geral, Camila Canário, que garantiu a continuidade desse trabalho. Não poderia deixar de estar aqui, porque acredito na resistência da nossa instituição e no quanto é importante manter essa estrutura, que já está presente no Carnaval há 17 anos. Estou muito feliz e grata por ter encerrado esse ciclo da minha vida com chave de ouro, e o mais importante é que todo esse trabalho é para o bem da população, sempre buscando melhorias a cada ano”, finalizou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de março
Reunião de Diretoria
11 de março
AGE
8 de abril
AGE
maio (a confirmar data e local)
AGE
a definir data e local
Lançamento da Campanha Nacional
a definir data
Sessão Solene - maio verde
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)