A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou da abertura do Encontro Nacional “Sinase Pra Valer!”, nesta quarta-feira (18), em Brasília. O evento, que acontece até quinta-feira (20), marca os 13 anos da Lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e reúne representantes do governo, judiciário, sociedade civil, e jovens atendidos pela política.
A agenda, que contou com a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, tem como objetivo divulgar ações estratégicas para a reestruturação da política nacional, além de promover reflexões sobre os desafios e avanços do sistema. Entre as propostas, estão sensibilizar a sociedade; romper preconceitos; fomentar o debate qualificado; e fortalecer a articulação entre gestores públicos, sociedade civil, especialistas e famílias.

Participaram da mesa de abertura a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Amanda Arderson de Souza; o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas; o representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edinaldo de Cesar Junior; a representante do Conselho Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas Gerais (Condege), Lígia Guidi; a coordenadora de advocacy do Instituto de Referência Negra Peregum, Ingrid Sampaio; e o presidente do Fórum Nacional de Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), Roberto Bassan.