A manhã de quarta-feira (12/2) foi marcada pela primeira reunião da diretoria da ANADEP para o biênio 2025-2027. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília, e foi conduzido pela presidenta, Fernanda Fernandes, juntamente com os vice-presidentes Mário Rheingantz, Kelviane Barros e Rômulo Carvalho.
Ao abrir a reunião, Fernanda Fernandes destacou a construção coletiva da nova diretoria. Segundo ela, o grupo foi formado com o cuidado de reunir vozes experientes de cada estado, com o objetivo de fortalecer o associativismo a partir de uma visão estratégica de gestão. Para a presidenta, um dos diferenciais da nova diretoria é sua composição plural, que reflete a diversidade regional, de gênero, de idade e de experiências institucionais.
“Sabemos das dificuldades que as Associações enfrentam, mas também reconhecemos o quanto os desafios enriquecem a visão sobre o associativismo. Trabalhamos para reunir aqui o melhor grupo de pessoas para pensar e fortalecer nossa atuação. Por isso, agradeço a cada um e a cada uma que participa dessa transformação coletiva, que busca valorizar nossos defensores e defensoras”, frisou.
O primeiro item da pauta foi a definição do calendário de reuniões da diretoria e das assembleias gerais extraordinárias da ANADEP para 2025. Uma das novidades é que as reuniões de diretoria serão menos espaçadas, passando de trimestrais para bimestrais. O cronograma estabelecido foi:
- Março: 10 de março (diretoria) e 11 de março (AGE);
- Abril: 8 de abril (AGE);
- Maio: a confirmar (AGE será no local do lançamento da campanha);
- Junho: 10 de junho (AGE);
- Julho: 7 de julho (diretoria) e AGE (data a definir);
- Agosto: 5 de agosto (AGE);
- Setembro: 8 de setembro (diretoria) e 9 de setembro (AGE);
- Outubro: 7 de outubro (AGE);
- Novembro: 10 de novembro (diretoria) e 11 de novembro (AGE);
- Dezembro: 1º de dezembro (diretoria) e 2 de dezembro (AGE).
Em seguida, discutiu-se a organização dos eventos ao longo do ano, incluindo a Campanha Nacional, que abordará justiça climática e meio ambiente, e o Encontro Regional do Nordeste, que ocorrerá no segundo semestre em Fortaleza (CE), com apoio da ADPEC.
Outro ponto de destaque foi o anúncio do projeto "ANADEP PRESENTE". A iniciativa prevê uma série de visitas aos estados e diálogos com as Associações Estaduais, considerando as especificidades regionais e promovendo uma escuta sensível dos pleitos das associadas e associados. Além disso, o espaço estratégico servirá para apresentar o trabalho da ANADEP nos âmbitos legislativo, jurídico e institucional. Algumas entidades já manifestaram interesse em receber o projeto na primeira etapa: ADEP-BA, ADEP-MS, AMDEP, ADEPEPE, ADPERJ, ADPESE e APADEP.
Por fim, a diretoria mencionou as prioridades da gestão neste primeiro momento:
Avanços na comunicação institucional:
Entre as inovações do setor estão: ampliação do canal da ANADEP no Whatsapp; melhoria no formato de divulgação do boletim semanal, o ANADEP Express; produção de reels com as atividades semanais; criação de um boletim legislativo; ampliação da estratégia digital nas redes sociais; e criação de um Instagram para a ENADEP.
Organização de dados e documentos:
Mapeamento nacional de dados sobre a carreira das defensoras e defensores públicos, aliado à coleta de informações estratégicas sobre a Defensoria Pública. O objetivo é documentar esses dados para subsidiar a diretoria na tomada de decisões e no planejamento de suas ações.
Estruturação da equipe: Com o objetivo de ampliar e fortalecer algumas atividades e demandas, a diretoria anunciou melhorias na estrutura administrativa da entidade, com foco na contratação de estagiários e na criação de assessorias para apoiar os setores administrativo, de comunicação, a ENADEP e a área internacional. Haverá ainda a criação de uma assessoria para tratar das questões de gênero, denominada "ANADEP MULHER".