A diretoria da ANADEP esteve presente na primeira reunião da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) de 2025. O encontro ocorreu na tarde dessa quarta-feira (12/2), na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em Brasília.
Participaram do encontro, os vice-presidentes Mário Rheingantz (institucional) e Rômulo Carvalho (administrativo), além das diretoras Juliana Lintz (internacional) e Rivana Ricarte (legislativo).
Na reunião de abertura do ano, as lideranças discutiram alinhamentos em temas comuns e a definição de uma estratégia institucional conjunta, visando a defesa dos interesses convergentes das carreiras jurídicas no âmbito dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Entre os encaminhamentos, a Frentas agendará encontros com os novos presidentes do Legislativo Federal: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de reuniões institucionais com os novos dirigentes das comissões das duas Casas legislativas. O objetivo é estabelecer um diálogo com as novas lideranças para tratar de temas de interesse das carreiras.
Durante o encontro, os dirigentes das entidades também fizeram um balanço positivo do trabalho institucional da Frentas na tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45 no Congresso. As lideranças atuaram conjuntamente para reforçar os interesses dos membros das carreiras jurídicas e evitar que o texto final da PEC resultasse em retrocessos nas conquistas de valorização obtidas ao longo dos últimos anos.
Participaram do encontro representantes das entidades que compõem a Frentas, como a AMB, Conamp, Ajufe, ANPT, ANMPM, ANPR, AMPDFT e Amagis-DF, além da participação da Atricon, Anamatra e ANADEP.