A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) recebeu, na manhã da última quinta-feira (6), uma impressora de braile, após articulação política da 2ª Defensoria Cível de Cruzeiro do Sul com o poder público municipal de Cruzeiro do Sul, representando um avanço significativo para a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência visual na região do Vale do Juruá.
A entrega do equipamento contou com a presença da vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, e dos defensores públicos Diego Luiz Sales, Camila Albano e Cláudia Aguirre. Também estiveram presentes Bruno Feliciano, estudante com deficiência visual do décimo período do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC), e a professora Jocélia Bernardino da Silva, especialista na linguagem braile.
O defensor público Diego Luiz Sales destacou a importância histórica do momento: “Hoje, para além de ter sido um dia muito significativo na minha carreira como defensor público e enquanto ser humano, foi um dia importante para as pessoas com deficiência visual na região do Vale do Juruá. Mais do que uma impressora, ela representa conferir amplo acesso à justiça, franqueando às pessoas com visibilidade prejudicada que tenham conhecimento, por si mesmas, ao inteiro teor dos documentos que instruem os seus processos, sem a necessidade de auxílio de terceiros”, afirmou.
Até então, a única instituição que possuía uma impressora de material em braile na região era a UFAC. No entanto, o equipamento estava inoperante há anos devido à falta de manutenção, deixando as pessoas com deficiência visual sem acesso a materiais acessíveis. Agora, após quase dois anos de articulação política com o poder público de Cruzeiro do Sul, a Defensoria Pública conseguiu adquirir o equipamento, garantindo mais autonomia e dignidade às pessoas nessa situação de vulnerabilidade.
A iniciativa também representa um passo importante para o cumprimento do Tratado de Marraqueche, assinado pelo Brasil em 2018, que visa ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual ao conhecimento e à informação. Apesar de ratificado pelo país, o tratado ainda enfrenta desafios para sua plena implementação.
Com a nova impressora de braile, a DPE/AC reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, promovendo a efetiva democratização do acesso à justiça para todos os cidadãos.