A presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, ao lado da presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (ADPETO), Karla Nogueira, participou da solenidade de posse do defensor público-geral do Estado do Tocantins para o biênio 2025/2027, Pedro Alexandre. O evento aconteceu nesta terça-feira (4), no auditório Sueli Moleiro, na sede de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas.
“A Defensoria Pública do Tocantins é sempre uma referência para as demais Defensorias do país, especialmente para as Defensorias Públicas da região Norte. Sei do trabalho realizado por todas as gestões desde então e sei que Pedro Alexandre tem o desafio de levar a Defensoria ainda mais adiante. O capital político construído até aqui também é fundamental para as pautas em âmbito nacional. A relação e a força da Defensoria Pública do Estado de Tocantins são essenciais para o fortalecimento da instituição no cenário nacional. Desejo sucesso e sorte a todos os colegas da DPE-TO”, destacou a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, durante sua fala na solenidade.
![](/wtksite/cms/conteudo/59735/WhatsApp_Image_2025-02-05_at_17.19.24.jpeg)
Em âmbito local, a presidenta da ADPETO ressaltou que “a posse representa esse fortalecimento e a continuidade de uma história tão bonita quanto a da Defensoria Pública, que nasceu junto com o Estado do Tocantins. (...) Trata-se da continuidade de uma caminhada iniciada em 1989 e que segue com a mesma força, garra e determinação para tornar a missão da Defensoria Pública cada vez mais efetiva", afirmou Karla Nogueira.
![](/wtksite/cms/conteudo/59735/WhatsApp_Image_2025-02-05_at_17.22.15.jpeg)
Pedro Alexandre reforçou como será sua gestão à frente da Defensoria Pública, destacando seu compromisso com a garantia dos direitos humanos. “Cabe a nós, como agentes transformadores, levar e ecoar a voz de quem, por muito tempo, esteve à margem da sociedade e do Estado, de modo harmônico com as instituições e os poderes. Precisamos estar ao lado do nosso povo. Como costumamos dizer aqui na Defensoria: ‘só entende quem atende’. Só compreende a dor do outro quem pode minimamente influenciar sua realidade. É preciso sentir empatia e atender com o máximo de humanidade possível. Na perspectiva das populações mais vulneráveis, a Defensoria Pública se coloca ao seu lado, com o objetivo de escutar, acolher e defender, lutando incansavelmente pelos seus direitos”, enfatizou o defensor público-geral.
A Gestão Superior da Defensoria Pública passa a ser composta por Pedro Alexandre, na Defensoria Pública-Geral; Estellamaris Postal, na 1ª Subdefensoria Pública-Geral; e Danilo Frasseto Michellini, na 2ª Subdefensoria Pública-Geral do Estado.
Estellamaris, homenageada por Pedro Alexandre durante a solenidade, desejou sucesso à nova gestão: “Confio a continuidade deste legado, com a certeza de que sua liderança representará não apenas a preservação, mas também a evolução desse caminho. Ele [Pedro Alexandre] tem, em essência, o arquétipo do defensor público que atua no presente, mas também antecipa os desafios futuros, ancorando suas ações na convicção de que o direito, quando bem aplicado, não apenas regula, mas transforma realidades.”
A posse foi prestigiada por autoridades, líderes de movimentos sociais e comunidades quilombolas, e contou com momentos solenes que reafirmaram a forte relação da Defensoria Pública com seus assistidos e assistidas.