O ano legislativo de 2025 foi aberto com uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (3) no Congresso Nacional, em Brasília (DF). A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, ao lado da presidenta eleita, Fernanda Fernandes, acompanharam a sessão solene. A presidenta da ANADEF, Luciana Bregolin, participou da agenda.
Compuseram a mesa o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que presidiu os trabalhos; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o 1º secretário das Mesas da Câmara e do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE).
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou que a relação harmoniosa entre os Poderes está no cerne do regime político e da democracia, com respeito às atribuições de cada Poder. “Sinto forte entusiasmo dos deputados federais para produzirmos soluções para os problemas de nossa gente, que espera, precisa e exige de seus representantes resultados concretos de suas ações”, afirmou.
Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que um Legislativo forte é indispensável à estabilidade democrática. “É a garantia de mecanismos efetivos de fiscalização do uso de recursos públicos e da execução das políticas governamentais. É o espaço real de negociação e mediação que promove o equilíbrio entre os diferentes grupos políticos, sejam regionais ou sociais.”
O presidente Luiz Inácio Lula enviou uma mensagem presidencial e a entrega foi feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Na mensagem, Lula agradeceu ao Congresso Nacional pela colaboração e destacou feitos do governo.
Na ocasião, as defensoras públicas dialogaram com os(as) deputados(as) Soraya Santos (PL-RJ), Leda Borges (PSDB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), além do senador Efraim Filho (UNIÃO-PB).
Fonte: Agência Câmara de Notícias