A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), realizou na última sexta-feira (31), a primeira edição do projeto Educação para as Famílias no ano de 2025. A Oficina foi realizada no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina.
A Oficina é direcionada para famílias que enfrentam a fase de reestruturação familiar pós-ruptura do laço conjugal, através da mediação, auxiliando assim o casal e demais membros familiares a criarem um espaço de escuta e discussão saudável, propiciando uma melhor adaptação à transição familiar.
Na sexta-feira o momento contou com a participação do Coordenador do NUSCC, Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes e das assessoras técnicas do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino e Letícia Castro Magalhães, além do estagiário Benedito Cantanhede da Costa Neto, que abordaram as especificidades do projeto. Durante a sessão foram disponibilizadas cartilhas informativas, vídeos educativos, entre outros materiais, contendo orientação para os pais e filhos, além do suporte de profissionais capacitados para atuarem nas demandas relacionadas ao projeto.
“Apresentando a todas as pessoas presentes uma nova perspectiva de como essas famílias podem se reestruturar, permitindo que os participantes avaliem a situação vivenciada sob outro ponto de vista”, avaliou a assessora técnica do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino.
Defensor Público Gervásio Pimentel fez uma avaliação dessa primeira Oficina de 2025. “Foi exitosa essa primeira edição do Projeto “Educação para as Famílias”, as pessoas que participaram puderam externar suas demandas e esclarecer dúvidas em relação a essa transição familiar que muitas vezes se dá de forma conturbada. Nossa intenção com a oficina é apresentar a essas pessoas uma nova perspectiva de como podem se reestruturar de forma saudável para todos os envolvidos”, avaliou.
Neste ano de 2025 as oficinas acontecerão até o mês de novembro. Para informações sobre como participar do projeto, a população pode entrar em contato com o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), através do seguinte número, que é WhatsApp: 86 9 9477-7817.