A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nesta quarta-feira (29), da abertura da 93ª reunião do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), em Rio Branco, no Acre. A solenidade de abertura ocorreu no Palácio do Governo.
As defensoras e defensores públicos foram recebidos pela vice-governadora Mailza Assis, que destacou a importância do evento para o aprimoramento dos serviços prestados à população vulnerável. “É sempre bom compartilhar esses momentos, porque estamos valorizando um trabalho essencial para quem mais precisa”, afirmou.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Pedro Longo, reforçou o reconhecimento da Defensoria Pública no cenário nacional. “A presença de representantes de todo o Brasil demonstra o prestígio da nossa Defensoria e a relevância dessa troca de experiências”.
A programação incluiu visita institucional ao Palácio do Governo, além de um circuito cultural pela Gameleira e pelo Museu dos Povos Acreanos.
Na quinta-feira (30), Rivana Ricarte participou da 93ª reunião do Condege. O encontro marcou sua última participação no cargo de presidenta da ANADEP na reunião do Conselho.
Rivana fez um resgate do trabalho Juridico e legislativo da ANADEP neste quadriênio de gestão e apontou as perspectivas das pautas que estão em andamento para o ano de 2025. Ela enfatizou a importância da Associação Nacional também acompanhar as agendas do CONDEGE e a profícua troca realizada. "A ANADEP sempre esteve atenta ao trabalho do Conselho trabalhando conjuntamente em pautas importantes e, com a nova gestão, seguiremos defendendo a ampliação do acesso à justiça e o fortalecimento da nossa Instituição”, destacou Rivana.
Durante a reunião, foram discutidas questões estratégicas para a atuação institucional, incluindo a Pesquisa Nacional da Defensoria Pública de 2025, realizada pelo Condege em parceria com o Colégio Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais (CNCG) e a DPU. Outros temas abordados são o Conselho Nacional das Defensorias Públicas e a criação de um Comitê de Precedentes Nacional. O encontro também foi marcado por uma homenagem da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) às Defensorias estaduais que auxiliaram no atendimento à população gaúcha durante as enchentes de 2024.