Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
30/01/2025

AM: Defensoria Pública participa de oficina que marca a implantação do ‘Meu SUS Digital’ no Amazonas

Fonte: ASCOM/DPEAM
Estado: AM
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, na manhã desta quarta-feira (29), da cerimônia de abertura da “Oficina de Transformação Digital na Saúde do Estado do Amazonas”, a convite da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). O evento marca a implantação do “Meu SUS Digital” no Amazonas.
 
Durante a cerimônia, o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), ressaltou que é importante trabalhar a tecnologia nas políticas públicas. “O mundo fala sobre a corrida tecnológica e é significativo o Brasil entender que é importante trabalhar a tecnologia também no nível das políticas públicas e, ainda, entender que não se faz acesso sem tecnologia, principalmente no Amazonas, onde temos uma geografia tão diferenciada e a tecnologia precisa fazer presente em todos os locais”, explicou.
 
O coordenador do Nudesa destacou que esse é um momento marcante. Para o defensor, o uso da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) é importante para assegurar acessos à rede pública. “As gestões estadual e dos municípios estão alinhando esforços na implantação do Meu SUS Digital, que é uma ferramenta que vai garantir acesso à nossa população na capital e no interior também”, enfatizou.
 
Em seu discurso, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que esse é mais um passo para o fortalecimento de uma transformação na saúde. “Para a oficina acontecer hoje, ela foi idealizada há sete meses. Eu assumi a secretaria em março, faltando apenas dois dias para o Amazonas atender no SUS Digital, e todos os municípios passarem a depender da plataforma. Hoje, nós precisamos fortalecer o planejamento ideal para o Estado nessa transformação digital. Este é o grande objetivo pelo qual estamos aqui”, disse.
 
“Neste fortalecimento, nós estamos falando da entrada de maneira forte de ferramentas que vão garantir acesso a todos os usuários do sistema público de saúde no Amazonas. Nós vamos trabalhar de uma forma cada vez mais forte e conjunta para que possamos estar acompanhando, em tempo real, todas as transformações tecnológicas que existem em qualquer lugar do país, sendo possível ter aqui, num barco, numa comunidade de ribeirinha, em qualquer município que seja ainda considerado de difícil acesso, seja na cheia ou na estiagem”, finalizou.
 
Sobre o Meu SUS Digital
O “Meu SUS Digital” é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do SUS de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico e acessar soluções digital para ser o protagonista da sua saúde. Para garantir um ambiente colaborativo e diminuir o consumo de armazenamento de dados dos dispositivos móveis, o Meu SUS Digital disponibiliza a área Aplicações – que conta com diversos aplicativos de saúde que fazem parte do dia a dia do cidadão, como o Peso saudável, Hemovida, Equidade SUS, Transplantes, Saúde População Negra, entre outros.
 
Por meio do aplicativo, é possível que o cidadão consiga identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização, de acordo com o tipo de serviço desejado, disponibilizando também outras funções como acessar o histórico de vacinação, a Carteira Nacional de Vacinação e o Certificado de Vacinação de Covid-19 e ainda os resultados de exames laboratoriais para a detecção da Covid-19 realizados por qualquer laboratório no território nacional integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
 
Parceria
 
O defensor público Arlindo Gonçalves destacou que o Nudesa vem desenvolvendo uma parceria muito importante com o Estado do Amazonas desde o fim de 2023, com a implantação da Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios da Saúde (CRELS). “Essa é uma parceria que se mostrou bastante profícua. É um case de sucesso unindo a esforços não só da Defensoria e da SES-AM, mas também com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), da Defensoria Pública da União e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que conseguiram construir uma câmara de mediação de demandas de saúde”, disse.
 
Por meio da parceria, as demandas que chegam à Defensoria Pública são tratadas por técnicos cedidos pelo Estado e pelo Município para buscar soluções extrajudiciais. “Os resultados têm sido resultados bastante promissores nesse primeiro momento, porque nós conseguimos desjudicializar mais de 90% das demandas que chegaram até aqui”, destaca o defensor.
 
O coordenador do Núcleo ressalta que, no momento, a CRELS está passando por uma ampliação. “A expectativa é que a câmara passe, em 2025, também a trabalhar com medicamentos não padronizados”, finalizou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de fevereiro (Brasília)
AGE, 14h
11 de fevereiro
Solenidade de posse da diretoria da ANADEP
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)