A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nessa terça-feira (28) do curso de formação para os(as) novos(as) membros(as) da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC). A programação foi voltada para temas essenciais à atuação defensorial.
Pela manhã, o juiz de direito Anastácio Menezes conduziu o minicurso “Ações possessórias e conflitos fundiários”, trazendo uma abordagem prática sobre os desafios dessa temática no Acre.
À tarde, os(as) novos(as) defensores(as) participaram de uma capacitação sobre o uso do Portal e-Saj, conduzida pela coordenadora cível, Thaís Araújo, acompanhada por Cleir Costa, chefe do Departamento de Sistemas e Inovação Tecnológica, e Erica Luana Melo Macedo, assistente de gabinete, que apresentaram funcionalidades da plataforma para a rotina jurídica.

Encerrando as atividades, houve a apresentação das associações representativas de classe. Rivana Ricarte destacou os avanços e desafios da Defensoria Pública no cenário nacional. "O trabalho da ANADEP no âmbito nacional é essencial para a defesa e fortalecimento da Defensoria Pública e dos direitos da população em situações de vulnerabilidades. A Associação Nacional atua diretamente no acompanhamento e na articulação de pautas legislativas que impactam a instituição e seus membros, dialogando com parlamentares, participando de audiências públicas e propondo aprimoramentos em projetos de lei. Além disso, a ANADEP mobiliza campanhas e atuações estratégicas para garantir a valorização da carreira, a ampliação da Defensoria em todo o país e a proteção dos direitos humanos. Esse trabalho político e institucional é fundamental para assegurar avanços na legislação e impedir retrocessos que possam comprometer o acesso à justiça."

Já a presidenta da ADPACRE, Fenísia Mota, reforçou o papel da entidade no apoio local aos(as) membros(as) da Instituição. "Nossa missão é apoiar cada defensor e defensora, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo a união da classe. Seguiremos firmes na luta por avanços institucionais, sempre com o propósito de fortalecer nossa atuação e ampliar o acesso à justiça para a população que mais precisa."
O defensor público aposentado Dion Nóbrega Leal compartilhou experiências e ressaltou a importância do engajamento associativo para o fortalecimento da carreira.
O curso de formação segue até o início de fevereiro, com uma programação focada na capacitação técnica e no desenvolvimento de habilidades estratégicas para o exercício da função.