Conhecido como a porta de entrada da Defensoria Pública, o Primeiro Atendimento Cível conta com profissionais qualificados para receberem as demandas da população, direcionando cada caso para o setor competente, dependendo das especificidades.
A Diretora de Primeiro Atendimento Cível, Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, destaca o trabalho realizado e agradece a confiança da população. “Vemos o reinício dos atendimentos na Defensoria Pública com uma onda de apoio e esperança. Desde o primeiro dia, fomos abraçados por uma onda de apoio e uma procura incrível por assistência jurídica gratuita. É emocionante ver como nosso serviço é tão importante para tantas pessoas. Mais de 100 atendimentos diários apenas no Primeiro Atendimento Cível de Teresina. A Defensoria Pública não é apenas um direito, mas também uma garantia de acesso à justiça para todos, independentemente da situação financeira. Estamos aqui para ouvir, orientar e lutar pelos direitos de cada indivíduo que nos procura. Obrigada a todos que confiam em nosso trabalho e nos escolhem como seus parceiros na busca por justiça. Juntos, vamos seguir transformando vidas e construindo um futuro mais justo para nossa comunidade”, afirma.
primeiro atendimento2A população presente ao Primeiro Atendimento Cível falou sobre a aprovação ao trabalho da Defensoria. “Ajudam a gente a resolver muitas pendências, a tirar dúvidas, nos orientam e auxiliam em grandes dificuldades, que para gente está difícil. Conseguem orientar a ir ao local certo, a procurar e a resolver. Avalio o atendimento como ótimo”, disse R. C.
A. C. também fez referência à agilidade do serviço. “Está sendo legal, dando para desenrolar (…). Estamos sendo bem atendidos. Foi o primeiro dia que eu vim e já consegui resolver”, destacou, falando ainda que indica os serviços da Instituição para quem precisar.
“Eu vim o ano passado e já fui bem entendido, e neste início de ano está sendo bom porque, no caso, não tenho como ir atrás de defesa particular (…). Para quem estiver precisando e não tiver como pagar, a Defensoria Pública está excelente. Eu recomendo”, afirmou F. F. B.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, afirma que um dos objetivos da Instituição é atender a todas as pessoas que a procuram com agilidade. “Temos uma equipe de Defensoras, Defensores, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários bem capacitada para proporcionar um atendimento qualificado e resolutivo às pessoas que nos procuram não apenas em Teresina, na Diretoria de Primeiro Atendimento Cível, no Primeiro Atendimento Criminal ou na Unidade Fátima, onde estão instalados os nosso Núcleos Especializados, mas em qualquer setor da Instituição, seja na capital ou no interior do Estado onde estão instaladas as Defensorias Regionais. Nossa intenção é aprimorar cada vez mais essa resposta positiva às demandas da população vulnerável, que conta com a Defensoria como única via de acesso aos seus direitos, para isso trabalhamos buscando fortalecer cada vez mais a Instituição em todo o Piauí”, afirma.