Um novo ano começa, mas a pauta permanece relevante e desafiadora: a atuação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) no fortalecimento da Defensoria Pública. Assim, com o título "A defesa do fortalecimento da Defensoria Pública é a bandeira de atuação da ANADEP", a revista Justiça & Cidadania destacou, na primeira edição do ano, artigo da presidenta Rivana Ricarte.
Com uma agenda ampla e desafiadora, a presidenta da ANADEP relembra os avanços e as lutas dos últimos quatro anos. Sob sua liderança, a entidade se destacou pela defesa de direitos já consolidados e pela proposição de novas legislações que ampliam o acesso à justiça. Entre as principais ações, estão o protagonismo na formulação de projetos de lei e emendas constitucionais, a resistência a retrocessos legislativos e a participação ativa em debates jurídicos essenciais, tanto no Supremo Tribunal Federal (STF) quanto em articulações com outras organizações.
“A ANADEP reafirma seu compromisso com a justiça social, engajando-se em pautas que fortalecem a Defensoria Pública e protegem direitos fundamentais. É uma agenda desafiadora, mas essencial para garantir o acesso à justiça para quem mais precisa. Com agenda abrangente e desafiadora, a ANADEP demonstra que está preparada para enfrentar as demandas do futuro”, destacou Rivana.