Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/12/2024

PA: No Acará, Defensoria Pública inaugura 11ª sede em 2024

Fonte: ASCOM/DPEPA
Estado: PA
A Defensoria Pública do Estado do Pará inaugurou, na manhã da última terça-feira (17), a nova sede da instituição no município do Acará, que integra o Núcleo Regional do Tocantins. Essa é a 11ª sede entregue à população do interior do Pará apenas em 2024. 
 
Anteriormente, os atendimentos à população do Acará aconteciam em uma sala do Fórum da Comarca. Agora, com a inauguração do novo prédio da DPE-PA, os/as assistidos/as contam com um espaço acolhedor e com recursos de acessibilidade, salas para atendimento individualizado e brinquedoteca, a fim de humanizar os serviços defensoriais e respeitar a privacidade nos atendimentos.
 
O Acará tem cerca de 55 mil habitantes, situados entre a zona urbana e as agrovilas na zona rural. A presença permanente da Defensoria paraense no município faz parte do projeto de comprometimento com a interiorização da instituição, que tem como intuito principal garantir que a população do interior do Pará o acesso à efetivação de direitos e à cidadania. 
 
A defensora pública Olívia Alencar, atuante no município, cita a alegria com o novo espaço e comenta, ainda, os planos de realizar ações de cidadania e justiça nas comunidades mais afastadas. “Estou muito realizada não só por mim, mas por todas as servidoras e colaboradoras que atuam aqui, pois isso é condição de trabalho digna. A gente vai conseguir atender com calma, em um ambiente aconchegante. Assim como nós também nos comprometemos a dar continuidade aos projetos de atendimento às comunidades na zona rural, de aproximar a Defensoria dessas comunidades”, disse a defensora. 
 
Durante a cerimônia, a defensora pública-geral, Mônica Belém, fez agradecimentos aos parceiros que contribuíram para o momento, em especial ao Poder Legislativo municipal e a todos os presentes, como cartório, Poderes Judiciário e Executivo, e representantes da sociedade civil. A DPG citou a importância da parceria interinstitucional para a construção e expansão efetiva da Defensoria paraense. 
 
“A essência da Defensoria Pública é garantir direitos, e os direitos – na sua essencialidade – perpassam pelo ser humano. Que a gente possa sempre entender que esses 41 anos de existência da defensoria pública do Pará são a história de uma vida dedicada às pessoas que estão em vulnerabilidade não só econômica, mas social. Então, que todos os presentes possam se sentir parte disso. Um trabalho feito a muitas mãos em defesa daqueles que mais precisam", pontua a defensora-geral. 
 
Ainda durante a sua fala, Mônica Belém citou os números históricos recém-conquistados na Defensoria do Pará. "Uma instituição que realiza, mais uma vez, mais de 2 milhões de atendimentos, demonstra que trabalha. E trabalha muito em prol de garantir uma sociedade mais justa e com menos desigualdades sociais", acrescenta. 
 
Serviço:
A sede da Defensoria Pública do Pará no munícipio do Acará fica localizada na Rua do Hospital, S/N, bairro Alegria. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
 
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)