Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/12/2024

MG: Defensoria Pública mineira inaugura novas instalações em Divinópolis, com melhorias para a população

Fonte: ASCOM/DPEMG
Estado: MG
Para melhorar a estrutura de atendimento à população, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações de sua Unidade e Centro de Conciliação e Mediação em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. 
 
A iniciativa dá continuidade à política institucional de oferecer instalações mais estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos. 
 
As novas instalações da DPMG em Divinópolis visam proporcionar acolhimento e conforto para as assistidas e assistidos atendidos pela Instituição. Conta com amplo espaço para atendimento; gabinetes individuais que proporcionam privacidade; salas de conciliação e acessibilidade, facilitando o acesso de pessoas com deficiência. 
 
Doze defensoras e defensores públicos atuam na comarca de Divinópolis, nas áreas Criminal, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude, Saúde e Turma Recursal. 
 
Cerimônia 
 
Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, fez agradecimentos à sua equipe na Defensoria-Geral, “por estar dando o melhor pelo engrandecimento da Instituição, por tudo o que está sendo construído com tanta responsabilidade, afinco e dedicação, para que toda a sociedade tenha um serviço de excelência, presteza e efetividade”. 
 
A DPG também destacou a inauguração do Centro de Conciliação e Mediação, ressaltando os benefícios da solução consensual dos conflitos e a vocação da Defensoria Pública no papel de promover, prioritariamente, a resolução amigável e a pacificação social. 
 
“Hoje, para além da nova sede reestruturada, inauguramos um centro de efetivação de direitos, onde as pessoas podem resolver suas demandas de maneira consensual e reestabelecer a paz”, disse Raquel da Costa Dias. 
 
O defensor público Vanderlei Capanema, coordenador da Regional Centro-Oeste e da Unidade, fez agradecimentos à Defensoria-Geral e observou que a nova sede é mais adequada para melhor servir à população.  
 
O papel da Defensoria na pacificação social e no empoderamento das pessoas foi lembrado pela coordenadora estadual dos Centros de Conciliação e Mediação da DPMG, defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, que ressaltou ainda os benefícios dos métodos autocompositivos de solução de conflitos. 
 
“A nossa atuação judicial é muito importante, mas nosso papel é muito maior. Devemos mostrar para as pessoas quais são os seus direitos e deveres e empoderá-las para que possam tomar as decisões sobre as próprias vidas. Às vezes as pessoas estão tão envolvidas no conflito que não conseguem perceber que são capazes de fazer isso e a Defensoria tem um papel muito importante de facilitar esse diálogo, de mostrar novos caminhos possíveis e é isso que a gente faz nos centros de Conciliação e Mediação”, afirmou a coordenadora. 
 
Prestigiaram a cerimônia a vice-prefeita de Divinópolis Janete Aparecida Silva Oliveira; o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Israel Mendonça; o vereador Vitor Costa; o deputado estadual Eduardo Azevedo; a chefe de Gabinete Aline Fernanda Flor de Maio, representando o deputado federal Domingos Sávio; a presidente da 48ª Subseção da OAB/MG em Divinópolis, Ellen Lima; o diretor do Presídio Floramar, Gilberto Veloso; entre outras autoridades. 
 
Também estavam presentes a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; os defensores públicos-auxiliares da Defensoria-Geral, Guilherme Deckers e Alexandre Henrique Oliveira Barbosa; a defensora pública Priscila Brito de Melo, suplente do Conselho Diretor da ADEP-MG, representando a presidenta Marolinta Dutra; o diretor de Inativos e Pensionistas da ADEP-MG, Varlen Vidal; as defensoras e defensores públicos em atuação na Unidade de Divinópolis; o assessor militar da DPMG, ten.cel. PM Bruno D’Assunção Coelho; além de servidoras, servidores, estagiárias e estagiárias. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)