Nenhum evento previsto.
12/12/2024
ANADEP participa de evento promovido pelo TSE no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Estado: DF
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou na terça-feira (10) da atividade "Conversa de Mulher", organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O dia lembra a data da proclamada da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948.
A atividade foi dividida nos painéis "Força da Mulher", "Fé na Mulher" e "Perfume de Mulher", que se transformaram em espaços de acolhimento e escuta de histórias contadas por vozes femininas. A proposta foi ouvir a voz daquelas que lutam diariamente por um mundo mais justo, fraterno e igualitário.
As histórias de Terezinha, Tia Tatá e Ana Paula foram alguns dos relatos da mesa de conversa “Força da Mulher”, mediada pela secretária-geral do TSE, Andréa Pachá.
No painel "Fé na Mulher", coordenado pela ouvidora-geral do TSE, desembargadora Iracema do Vale, Mãe Nilce de Iansã, Adelina Benedita Alves Santiago e Nayara Porto, com uma participação especial de Lydia Garcia, abriram suas vozes em defesa da vida e das manifestações ancestrais.
No último painel, o encontro foi conduzido pela juíza Andrea Medeiros. A magistrada informou que, embora a maioria da população do país seja formada por mulheres, 95% do Congresso Nacional é composto de políticos homens e que essa diferença precisa ser corrigida. "Ao pensar neste evento, a ministra Cármen Lúcia trouxe mulheres para mulheres ouvirem. Mulheres que sofreram preconceitos, problemas familiares, mas que não desistiram", explicou.
O evento, ocorrido na sede do TSE, em Brasília (DF), teve a participação de defensoras, magistradas, empresárias, artistas, bordadeiras, pesquisadoras, professoras, economistas, jornalistas, advogadas, mães, médicas, escritoras, lideranças indígenas e acadêmicas.
*Com informações do TSE