Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/12/2024

GO: Com processo na Defensoria, mulher vítima de fraude digital escapa de nova tentativa de golpe

Fonte: ASCOM/DPEGO
Estado: GO
Aos 70 anos de idade, Carmem Lúcia Ataide foi vítima de um golpe em seu banco. Após ser atendida pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e obter uma decisão favorável para a resolução do problema que este crime lhe gerou, a idosa foi vítima de uma nova tentativa. Dessa vez, tentaram se passar pelo defensor público responsável pelo seu atendimento. Sabendo que a Instituição não cobra pelos seus serviços, Carmem conseguiu se desvencilhar dos golpistas.
 
A DPE-GO é uma instituição pública que presta serviços de assistência jurídica integral e gratuita, sem exigir qualquer valor, transferência ou pagamento às assistidas e aos assistidos. A Instituição não realiza cobranças e não entra em contato por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para solicitar transferências financeiras para iniciar ou concluir ações judiciais.
 
“Eu recebi um telefonema e uma mensagem de WhatsApp, dizendo ser da Defensoria Pública do Estado de Goiás. Como eu tenho um processo lá, com o defensor público Fábio Ferreira Santos, eu achei que estava falando com ele”, contou Carmem. Os golpistas, então, pediram o número de seus dados bancários, informando que havia um valor referente ao seu processo para ser depositado.
 
Quando a idosa se negou a passar as informações, os criminosos insistiram, alegando que Carmem precisaria depositar R$ 9.975 para liberar o valor de sua indenização. “Aí eu pensei: eu tenho é que receber, não tenho que pagar”, afirmou a assistida. “Me informaram que a Defensoria Pública estava muito cheia de processos e que passaram o meu caso para o escritório deles, para aliviar um pouco o trabalho e que tiveram custos para agilizar o meu caso”.
 
Desconfiada, Carmem se recusou a realizar o pagamento, bloqueou o número e entrou em contato com a DPE-GO para confirmar a situação. “Eu sofri um golpe há três anos, e desde então venho lutando com o apoio da Defensoria Pública. Estou com trauma. Não quero que ninguém mais caia em golpes”, declarou.
 
Fique atento a sinais de golpes
 
- A Defensoria Pública nunca entrará em contato, por telefone ou aplicativos de mensagens, pedindo pagamentos por pix ou depósito.
 
Atenção! A DPE presta assistência jurídica integral e gratuita e não cobra valores por seus serviços
 
Na dúvida, compareça presencialmente na Unidade da DPE em que recebeu atendimento.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)