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03/12/2024

SP: Central de Libras já está disponível na Defensoria Pública para atendimentos acessíveis

Fonte: ASCOM/DPESP
Estado: SP
A partir desta segunda-feira (2), a Central de Interpretação de Libras da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), passa a atender as unidades funcionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em todo o estado. A parceria, firmada em setembro deste ano, garante maior acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva no sistema de justiça, permitindo que este público possa se comunicar de forma mais eficiente durante o atendimento jurídico.
 
O secretário da SEDPcD, Marcos da Costa, reforçou o compromisso do Governo de São Paulo com a inclusão. “O atendimento inclusivo é essencial para garantir que as pessoas surdas possam exercer seus direitos e acessar a justiça com autonomia e dignidade. Essa iniciativa fortalece o compromisso com uma sociedade verdadeiramente igualitária”.
 
Para a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão, a iniciativa tem muita relevância. “Nosso compromisso é ampliar o acesso à justiça e a Central de Libras é uma ferramenta indispensável para garantir que pessoas com deficiência auditiva sejam atendidas de forma acessível, respeitosa e digna em todos os nossos serviços”, destacou
 
A partir de agora, além de agendar atendimentos na Defensoria Pública em Libras pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, as unidades também contarão com acesso à Central de Libras da SEDPcD, podendo acioná-la para atender pessoas surdas.
 
O Programa São Paulo São Libras, que oferece o serviço de interpretação por videochamada, já está presente em diversos órgãos públicos, como delegacias, Postos de Atendimentos ao Trabalhador (PATs) e Poupatempo. Com a nova parceria, a Defensoria Pública de São Paulo passa a integrar essa rede de atendimento inclusivo, oferecendo mais autonomia às pessoas surdas em processos jurídicos. Além disso, a iniciativa também esteve presente nos dois turnos das eleições municipais do estado de SP, após acordo firmado entre a SEDPcD e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
 
Desde a sua implementação, em outubro de 2023, o São Paulo São Libras já realizou mais de 7,5 mil atendimentos, promovendo a inclusão em diversos serviços públicos do estado.
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