Uma equipe multidisciplinar da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou, nesta quinta-feira, 28, um atendimento domiciliar a um casal de idosos com mais de 85 anos, cada. Eles vivem sozinhos, em situação de extrema vulnerabilidade social, na zona norte de Macapá.
O atendimento foi solicitado pela 5ª Delegacia de Polícia, após uma denúncia sobre descontos não identificados na conta bancária que a idosa recebe seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses descontos deixaram ela com apenas 5 reais para sustentar-se ao longo do mês de dezembro.
Como a residência é longe de uma sede da Defensoria e o casal tem dificuldade financeira e de transporte, a lógica inverteu e a DPE-AP é que foi até os assistidos para acolher a demanda.
Ao chegar em uma casa bem humilde, a equipe foi recebida por Daniel Ribeiro, amigo da família, que tem sido o principal responsável por auxiliar o casal desde a morte de seu único filho, ocorrida há mais de 15 anos. Foi Daniel que levou a idosa à delegacia para prestar queixa sobre os descontos desconhecidos.
Ele contou que é policial militar da reserva e já conhece os idosos há muito tempo porque possuía um terreno próximo à casa deles. Mais tarde, acabou trabalhando no interior ao lado do filho do casal, que também era policial militar, o que fortaleceu ainda mais os laços de amizade entre as famílias.
"Como eles não conseguem se deslocar, sou eu quem faço o saque do benefício dela. No último saque, havia apenas 5 reais na conta, o que não é normal, já que, mesmo com parcelas de empréstimo, deveria sobrar dinheiro. Levei ela ao banco e descobrimos compras online feitas no cartão de crédito, algo que nem sabíamos ser possível com aquele cartão. Por isso, registramos um boletim de ocorrência na delegacia para investigar o caso", explicou Ribeiro.
A equipe da Defensoria Pública ouviu o depoimento da idosa sobre sua situação financeira e avaliou outras necessidades da família, incluindo cuidados com a saúde e a atualização de documentos pessoais para ambos. “Faremos um relatório detalhado e tomaremos as medidas necessárias, considerando que se trata de dois idosos em situação de extrema vulnerabilidade social. Vamos prestar auxílio nas áreas social, financeira e de saúde”, explicou Beatriz de Almeida, assessora jurídica do Núcleo Cível de Macapá.
Atendimento
A Defensoria Pública do Amapá está presente em todas as comarcas com
atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Além disso, é possível acessar o serviço online pelo WhatsApp, no número (96) 98133-0422.