A chapa "Transformação Coletiva" foi a única inscrita para disputar a eleição dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da ANADEP no biênio 2025-2027. O prazo para registro de candidaturas encerrou-se às 18h dessa terça-feira (26/11).
A chapa é liderada por Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, defensora pública de Goiás e atual vice-presidenta administrativa da ANADEP, além de presidenta da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), entidade que ajudou a fundar.
Integrante da primeira turma de defensores(as) públicos(as) da DPE-GO, ela se destacou ao longo da carreira como a candidata mais votada para o Conselho Superior da Instituição (biênio 2015-2017). Também foi pioneira na coordenação do Núcleo de Direitos Humanos e atuou de forma relevante na área da infância e juventude.
No cenário nacional, seu nome ganha destaque por representar a ANADEP no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT). Além disso, liderou a criação do FOCATE, um fórum estratégico que reúne as carreiras típicas do Estado de Goiás para debater temas de interesse coletivo.
Fernanda Fernandes é graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito Constitucional pelo IDP.
As vice-presidências da chapa refletem uma ampla representatividade regional. O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, assumirá a vice-presidência institucional, enquanto Kelviane Barros, presidenta da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, ocupará a vice-presidência jurídico-legislativa. Já a vice-presidência administrativa será exercida por Rômulo Carvalho, vice-presidente da ADEP-MG.
Fernanda destaca o caráter coletivo da chapa e o processo de diálogo que marcou sua formação. "Esse processo pré-eleitoral já representa um trabalho positivo de diálogo e escuta. Conseguimos observar a união da nossa categoria em torno da candidatura e da construção de uma chapa única, que tem o associativismo coletivo como força. Espero que a eleição conte com uma participação massiva da nossa classe", afirmou.
A chapa "Confiança e trabalho coletivo para avançar" foi homologada pela comissão eleitoral nesta quarta-feira (27/11).
Clique aqui e confira a composição completa da chapa inscrita.
SOBRE AS ELEIÇÕES
A eleição ocorrerá no dia 12 de dezembro (quinta-feira), na sede da ANADEP, em Brasília, a partir das 10h. O evento será transmitido ao vivo na área restrita da ANADEP, por meio do aplicativo Zoom.
De acordo com o estatuto da Associação, presidentes(as) das Associações votam presencialmente. Associadas e associados votam online, através da área restrita do site, ou presencialmente, caso estejam na Assembleia-Geral Ordinária (AGO). Cada estado da Federação terá direito a três votos, sendo dois votos do(a) presidente da Associação filiada e um voto restante apurado pela maioria simples das defensoras e defensores públicos presentes, física ou virtualmente, e aptos a votar.
Para poder votar na Assembleia-Geral Ordinária é fundamental que as associadas e associados atualizem seu cadastro para acesso à área restrita. As Associações Estaduais e do Distrito Federal também devem manter a lista de associados(as) atualizada junto à secretaria da ANADEP. O prazo para as associadas e associados se cadastrarem no site é até o dia 9 de dezembro, às 18h. Se você já cadastrado no site e não lembra do seu login e senha, entre em contato com a ANADEP ou a sua Associação Local.
Os votos serão apurados imediatamente após o encerramento do processo de votação online, que ocorrerá às 15h.
A Comissão Eleitoral será responsável por todo o processo eleitoral. O grupo é formado por:
Fernando Antônio Calmon Reis (Presidente) (DP-DF)
Anelyse Freitas (DPE-PA)
Flavio Aurélio Wandeck Filho (DPE-MG)
Amanda Cristina Ribeiro Fernandes (DP-DF)