O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou da inauguração da nova sede institucional da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) em Mostardas, município da região do litoral sul gaúcho, na tarde da última sexta-feira (8).
O defensor público Guilherme Mariani, que atua na comarca, também esteve presente na cerimônia que marcou o início dos trabalhos no novo prédio, localizado na rua Luiz Araújo, região do Centro da cidade.
“A inauguração desta sede simboliza mais um passo para o encaminhamento do cumprimento da PEC 80/2014, que garante o modelo público de acesso à justiça em todos os rincões”, destacou o presidente Mário em seu discurso.
“Este novo espaço de atendimento que entregamos para a comunidade irá seguramente dar mais conforto e privacidade para os assistidos e nossos colaboradores. Uma sede própria, acessível e acolhedora, que nos permitirá prestar um serviço mais humano e qualificado a todos”, frisou o defensor Guilherme Mariani.
Com aproximadamente 300 atendimentos ao mês, a Defensoria pública possui uma equipe com dois defensores, que atuam por acumulação, além de um técnico e dois estagiários.
O evento também contou com a presença do defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria, o subdefensor público-geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski; a subdefensora pública-geral para Assuntos Administrativas, Aline Lovatto, o corregedor-geral da DPE/RS, Marcelo Turela, o prefeito de Mostardas, Moisés Pedone, o vice prefeito do município vizinho de Tavares, Gilmar Ferreira Lemos, além de representantes do Judiciário, Ministério Público, OABRS, Policia Civil, vereadores das cidades de Mostardas e Tavares e outras autoridades.
Mostardas sem barreiras
Durante a solenidade, também houve o lançamento da campanha pública “Mostardas sem Barreiras”, criada a partir de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – firmado entre a Defensoria, o Ministério Público e o Município. “Queremos tornar a cidade um exemplo de acessibilidade e inclusão, um lugar melhor para se viver. Essa é uma parceria interinstitucional inédita na região, que tem como objetivos a promoção da acessibilidade e a orientação e
conscientização públicas acerca dos direitos das pessoas com deficiência”, finalizou Guilherme.